Como os equipamentos de segurança estão se adaptando para o controle da pós-Covid

0

A pandemia do Coronavírus trouxe uma nova realidade de convivência e hábitos para as pessoas e empresas, que foram obrigadas a se reinventarem e se adaptarem com medidas de segurança, levando à quebra de paradigmas e inovações.

Neste quesito, as tecnologias da segurança eletrônica se tornaram grandes combatentes à Covid-19. Alguns sistemas, que antes eram somente utilizados para segurança patrimonial e pessoal, agora representam um forte aliado para a detecção e prevenção ao Coronavírus, pois mitigam o risco de um possível contágio dessa doença, que para muitos pode ser letal.

As soluções de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), usadas no apoio aos varejistas para entender melhor o comportamento do cliente, passou a contribuir para a análise do número de pessoas numa determinada região, como também indicando quantas pessoas estão entrando ou saindo de uma área, de forma controlar o distanciamento social. A inteligência artificial vem nesta esteira como uma tendência, sendo aplicada juntamente às câmeras para detectar se as pessoas estão respeitando o distanciamento recomendado e se estão usando máscaras.

As câmeras termográficas, que permitem monitorar uma ampla área, aferindo a temperatura de vários indivíduos simultaneamente, também possibilitam o controle da doença. No Aeroporto de Vitória, no estado do Espírito Santo, foi adotada essa tecnologia para tornar viável a verificação da temperatura corporal, providência que seria complexa com a utilização de termômetros manuais.

Equipamentos de controle de acesso, com reconhecimento facial e da palma da mão para reconhecer digitais sem contato, estão integrados com medidores de temperatura corporal, tornando-se uma única solução, o que permite o acesso sem o contato físico com o equipamento para alertar sobre pessoas que estão com o nível de temperatura corporal considerado acima do normal e se estão utilizando máscaras. A Air France, por exemplo, está checando a temperatura antes do embarque.

Drones também são fortes aliados no combate ao vírus. Em áreas públicas, como ruas e praças, eles são utilizados para monitorar remotamente e em tempo real se há aglomerações, que, por meio de alto-falantes, solicitam o distanciamento social e alertam sobre a importância de ficar em casa. Em Recife, capital do estado de Pernambuco, a solução já foi adotada e, em São Sebastião, no litoral paulista, alguns drones contam com câmeras termográficas para a varredura na costa litorânea aferindo a temperatura das pessoas, o que possibilita a identificação de possíveis contaminados.

Outra operação de prevenção do contágio é a pulverização de desinfetante utilizando drones em áreas públicas, como vem sendo realizado nas ruas do município de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Em ambiente privado, a Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, fez a desinfecção de aproximadamente quarenta condomínios residenciais como forma de prevenir a propagação do Coronavírus.

Outras tecnologias vêm se adaptando para contribuir com o combate à Covid-19, como o gerador de neblina que, normalmente, são utilizados para proteger áreas fechadas contra a intrusão de criminosos com sua névoa densa e, agora, também podem ser utilizados para efetuar a higienização do ambiente.

As tecnologias de segurança eletrônica estão sendo adaptadas a essa nova realidade e, juntamente com os procedimentos, essas ferramentas irão contribuir para as pessoas ingressarem ao novo normal e, consequentemente, à retomada das atividades econômicas.

Eduardo Soares, consultor especialista em segurança empresarial na ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.