A McAfee obteve do Gabinete de Marcas e Patentes dos Estados Unidos a patente para o controle da interação entre aplicativos de computadores clientes e recursos de rede. O título de propriedade contempla diferentes estruturas, programas e processos para determinar se um aplicativo tem autorização para acessar a rede ou um dos recursos disponíveis nela.
Segundo um exemplo específico da tecnologia patenteada, uma solicitação de acesso à rede de um aplicativo pode, inicialmente, ser detectada. Com isso, é possível utilizar um arquivo ou campo de política de aplicativos para determinar se há autorização para acessar a rede ou um dos seus recursos. Em uma das várias representações possíveis, um campo marcador de acesso é usado, contendo dados que determinam se o aplicativo terá acesso a um recurso específico da rede.
Para isso, o acesso do aplicativo pode ser bloqueado ou liberado da maneira apropriada. Em outra situação possível, a determinação da autorização do produto também pode ser feita pela comparação de um identificador do sistema através de outros identificadores em um arquivo de políticas de aplicativos que correspondam a sistemas, cuja instalação em computadores conectados à rede seja autorizada.
"A tecnologia contemplada por essa patente é de extrema importância para a segurança de desktops e para outros problemas relacionados às redes", afirmou Mark McArdle, co-inventor e vice-presidente sênior de produtos de consumo da McAfee.