O programa de inclusão digital desenvolvido pelo Ministério das Comunicações despertou o interesse da delegação norte-americana, que se reuniu com o ministro Hélio Costa, nesta quinta-feira (16/8). Durante o encontro, foi cogitada uma parceria para levar internet em banda larga aos países africanos.
O coordenador para Comunicações e Políticas de Informação Internacional dos Estados Unidos, David Gross, destacou o sucesso do Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão) na conexão de regiões remotas do país, como comunidades indígenas e quilombolas. A intenção, agora, é repetir o êxito do programa fora do Brasil.
?O fornecimento de internet via satélite para a África representa uma ótima oportunidade para expandirmos a participação brasileira no exterior. A proposta é de uma joint venture entre os governos do Brasil e Estados Unidos?, afirmou Hélio Costa, lembrando que esse foi apenas um dos temas tratados na reunião. O ministro ressaltou que a proposta ainda precisa ser apresentada à Casa Civil e, posteriormente, ao Ministério das Relações Exteriores.