Dasa investe em sistema de BI para tornar mais ágil a tomada de decisões

0

A Diagnósticos da América (Dasa), maior rede de laboratórios e de medicina diagnóstica do país, está investindo em um projeto de business intelligence. A empresa adquiriu a plataforma de BI e o novo serviço TAS (Technical Advisory Services) da MicroStrategy para garantir o sucesso da implantação. Entre os resultados que a Dasa pretende alcançar estão a redução de custos e agilidade nas análises e tomada de decisões.

O projeto, considerado de alta complexidade, devido a criticidade do ambiente de TI da Dasa, vai envolver a integração de diversos legados, sistemas de gestão e informações. O objetivo é extrair e consolidar de forma única os dados provenientes das 15 diferentes marcas que compõem a empresa.

Segundo Paulo Palaia Sica, diretor de tecnologia da Dasa, atualmente todos os dados são extraídos do sistema EMS e transferidos para a planilha Excel, na qual estão as informações de todas as marcas. O volume de dados é grande e o número de usuários de TI é de cerca de 4,8 mil. São realizados diariamente aproximadamente 25 mil atendimentos por mês, em todas as unidades. Cada planilha gerada tem de 8 MB a 10 MB, o que demanda um grande trabalho.

O diretor explica que a concepção inicial do projeto contemplava a implementação do BI nas áreas de marketing e comercial, no entanto, foi estendido para recursos humanos e produção. Segundo ele, por ora, foram adquiridas 22 licenças. A perspectiva é de que sejam habilitados 45 usuários para o sistema de BI. ?O grande objetivo do projeto, e não existe nenhum laboratório que faça isso, é oferecer para as seguradoras e planos de saúde o perfil dos seus clientes e o tipo de exames que necessitam. Além de oferecer uma análise estatística e de risco do seguro?, explica Sica.

Em relação à decisão, uma experiência anterior mal-sucedida com BI deixou a companhia mais exigente. Ao iniciar o processo de seleção, um dos pré-requisitos foi que os fornecedores mostrassem de forma prática como funcionaria a plataforma dentro corporação. Para isso, a MicroStrategy passou cerca de três semanas desenvolvendo uma prova de conceito, que operou dentro de uma base de dados da própria Dasa, gerando alguns relatórios que foram selecionados. ?Toda a prova de conceito foi em cima de planejamento. Escolhemos relatórios que demoravam 30 dias para ficar prontos. Como resultado, o tempo entre o clique e a apresentação do resultado era quase instantâneo. Esse foi o fator que nos fez decidir pelo produto da MicroStrategy. Outro requisito atendido foi o fato da implementação ser realizada pelo próprio fabricante, o que facilita o contato e o alinhamento do projeto?, ressalta Sica.

Entre os benefícios esperados, de acordo com o diretor, estão a agilidade na tomada decisões, segmentação do público, melhor direcionamento das ações de marketing e análise do retorno de investimento em cada uma delas. Além do apoio no treinamento e avaliação de desempenho dos mais de 7 mil colaboradores da companhia. Já no que diz respeito a área de produção, a plataforma irá fazer a extração e manipulação de todas as informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.