A Diagnósticos da América (Dasa), maior rede de laboratórios e de medicina diagnóstica do país, está investindo em um projeto de business intelligence. A empresa adquiriu a plataforma de BI e o novo serviço TAS (Technical Advisory Services) da MicroStrategy para garantir o sucesso da implantação. Entre os resultados que a Dasa pretende alcançar estão a redução de custos e agilidade nas análises e tomada de decisões.
O projeto, considerado de alta complexidade, devido a criticidade do ambiente de TI da Dasa, vai envolver a integração de diversos legados, sistemas de gestão e informações. O objetivo é extrair e consolidar de forma única os dados provenientes das 15 diferentes marcas que compõem a empresa.
Segundo Paulo Palaia Sica, diretor de tecnologia da Dasa, atualmente todos os dados são extraídos do sistema EMS e transferidos para a planilha Excel, na qual estão as informações de todas as marcas. O volume de dados é grande e o número de usuários de TI é de cerca de 4,8 mil. São realizados diariamente aproximadamente 25 mil atendimentos por mês, em todas as unidades. Cada planilha gerada tem de 8 MB a 10 MB, o que demanda um grande trabalho.
O diretor explica que a concepção inicial do projeto contemplava a implementação do BI nas áreas de marketing e comercial, no entanto, foi estendido para recursos humanos e produção. Segundo ele, por ora, foram adquiridas 22 licenças. A perspectiva é de que sejam habilitados 45 usuários para o sistema de BI. ?O grande objetivo do projeto, e não existe nenhum laboratório que faça isso, é oferecer para as seguradoras e planos de saúde o perfil dos seus clientes e o tipo de exames que necessitam. Além de oferecer uma análise estatística e de risco do seguro?, explica Sica.
Em relação à decisão, uma experiência anterior mal-sucedida com BI deixou a companhia mais exigente. Ao iniciar o processo de seleção, um dos pré-requisitos foi que os fornecedores mostrassem de forma prática como funcionaria a plataforma dentro corporação. Para isso, a MicroStrategy passou cerca de três semanas desenvolvendo uma prova de conceito, que operou dentro de uma base de dados da própria Dasa, gerando alguns relatórios que foram selecionados. ?Toda a prova de conceito foi em cima de planejamento. Escolhemos relatórios que demoravam 30 dias para ficar prontos. Como resultado, o tempo entre o clique e a apresentação do resultado era quase instantâneo. Esse foi o fator que nos fez decidir pelo produto da MicroStrategy. Outro requisito atendido foi o fato da implementação ser realizada pelo próprio fabricante, o que facilita o contato e o alinhamento do projeto?, ressalta Sica.
Entre os benefícios esperados, de acordo com o diretor, estão a agilidade na tomada decisões, segmentação do público, melhor direcionamento das ações de marketing e análise do retorno de investimento em cada uma delas. Além do apoio no treinamento e avaliação de desempenho dos mais de 7 mil colaboradores da companhia. Já no que diz respeito a área de produção, a plataforma irá fazer a extração e manipulação de todas as informações.