Produtos vendidos pela internet têm deflação de 2,16% em agosto

0

Os preços dos produtos vendidos pela internet tiveram deflação de 2,16% em agosto na comparação com julho, segundo o índice e-flation, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo.

Nesse período em particular, a FIA destaca também os efeitos da cotação do dólar (com desvalorização de 9,71% nos últimos 12 meses) e a expansão do crédito, associado à queda da taxa básica de juros e ao alongamento dos prazos, que podem ter influenciado o valor do índice para determinados segmentos.

De acordo com o levantamento, os produtos que puxaram a queda foram CDs e DVDs (1,4%), brinquedos (3,03%), eletroeletrônicos (1,94%) e perfumaria (5,08%). As categorias livros e viagem e turismo, por sua vez, registraram inflação de 1,82% e 0,24%, respectivamente. Já cesta composta apenas por automóveis permaneceu com o mesmo índice acumulado do mês anterior, ou seja, com inflação de 2,65% para o período de janeiro a agosto.

Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-flation em 2007, o índice acumulado no ano contabiliza 1,10% de deflação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.