O Google anunciou nesta quarta-feira,16, o Perguntas e Respostas, um novo recurso que permite que usuários da versão mobile da Busca e do Google Maps para Android interajam com as empresas que fazem parte da plataforma Google Meu Negócio.
Para usar o novo recurso é só fazer uma busca com o nome da empresa, acessar a ficha cadastral do Google Meu Negócio, aquela que tem a foto e os dados do estabelecimento, rolar a tela para baixo e clicar na opção Perguntas e Respostas. O usuário poderá adicionar uma dúvida nova, ler as perguntas já respondidas, votar respostas que merecem ficar em destaque no topo ou até mesmo responder uma pergunta feita por outra pessoa.
Os empreendedores também podem participar adicionando perguntas frequentes que costumam receber e suas respectivas respostas, resolvendo novas dúvidas de potenciais clientes e votando nas respostas que merecem ganhar destaque.
O recurso começará a aparecer de maneira gradual a partir de hoje e deve atingir 100% dos usuários até o fim desta semana.
O Pergunta e Respostas vem para fazer companhia ao Postar, outro recurso do Google Meu Negócio que foi lançado recentemente. Por meio das postagens, os empreendedores podem informar os usuários, em tempo real, sobre eventos, novos produtos e serviços que estejam disponíveis em seus estabelecimentos. Assim como no Perguntas e Respostas, as informações aparecem diretamente nos resultados da Busca e no Google Maps, criando novo um canal de comunicação com potenciais clientes e aumentando as chances de novas vendas.
O Google Me Negócio é um recurso gratuito que permite que as pessoas encontrem informações sobre a empresa na Busca do Google ou no Google Maps. Os empreendedores podem gerenciar seu conteúdo, contar com ferramentas gratuitas para atualização de cadastro, interagir com os clientes que usam smartphones, tablets ou computadores.
Abaixo, você encontra a tradução do blog post que publicamos nos Estados Unidos com vários detalhes sobre o Perguntas e Respostas.
Responda perguntas dos clientes no Google
Quando você pensa em ir a algum tipo de negócio aparecem dúvidas como "Será que este restaurante tem cadeirinhas para criança?" ou "Que tipo de acomodações essa pousada oferece?". Ao procurar por respostas, 82% das pessoas recorrem a algum tipo de busca, mas frequentemente têm dificuldade para encontrar informação precisa e atualizada. Por isso o Google está lançando o Perguntas e Respostas, adicionando um novo recurso ao cadastro de clientes das empresas.
Como proprietário, você terá as respostas mais confiáveis para as dúvidas de seus clientes e o Google quer facilitar para que receba e responda essas dúvidas. É isso que o recurso Perguntas e Respostas oferece. Para começar, é só buscar o nome da sua empresa pelo celular ir até o recurso Perguntas e Respostas na ficha cadastral.
Dicas para empreendedores
O Perguntas e Respostas oferece novas formas para empreendedores interagir com seus clientes:
Procure incluir as perguntas respondidas com frequência, assim os usuários de celular que encontram o seu negócio na Busca do Google ou no Google Maps podem facilmente ter acesso as respostas para as dúvidas mais frequentes de seus clientes.
Responda as perguntas de possíveis clientes na Busca do Google ou no Google Maps, pelo seu celular. Se você tem o Google Maps no Android, nós também enviamos um alerta quando uma nova pergunta sobre o seu negócio tiver sido feita, assim você pode compartilhar a resposta.
Destaque as principais respostas. Além do Perguntas e Respostas e suas próprias respostas, os clientes também poderão responder as perguntas uns dos outros. Ou destaque as respostas mais úteis para os clientes da sua comunidade usando o ícone polegar para cima para fazer com que elas fiquem sempre no topo.