A Edenred, empresa mundial em soluções especializadas de pagamentos e detentora das marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Pay no Brasil, acaba de lançar a Punto, solução de gestão de pagamentos que inclui um POS digital e inteligente para ajudar os comerciantes a aceitarem cartões e outros tipos de transações digitais. A maquininha aceita pagamentos com as principais bandeiras do mercado, como Visa, Mastercard e Elo, além de soluções da Edenred.
"A Punto tem um DNA regional e seu lançamento está alinhado ao plano estratégico da Edenred, o Next Frontier, que tem a inovação como pilar para expandir sua presença nas áreas de atuação de suas marcas", revela Emmanuel Guinet, Diretor-Geral da Punto Latam
Do ponto de vista técnico, a máquina tem bateria de longa duração e possui duas câmeras (frontal e traseira) e tela colorida touchscreen de 5,5 polegadas. Conta com a tecnologia Smart POS Android, que contempla o que há de mais moderno e eficiente no mercado, a fim de garantir velocidade nas transações para os estabelecimentos e seus clientes. Ela possui, ainda, conectividade maximizada, graças à tecnologia 4G, além de wi-fi e bluetooth. Os pagamentos podem ser feitos por tarja magnética, chip, aproximação (contactless) e QR code; e os comprovantes podem ser impressos ou compartilhados via SMS e e-mail.
O produto foi pensado também sob o ponto de vista de sustentabilidade. Além da possibilidade de emissão de comprovantes digitais, a Punto está estruturando uma operação para a reciclagem dos materiais da máquina e o descarte apropriado das partes que não podem ser reaproveitadas. A caixa da maquininha também é feita com material reciclado e matéria-prima certificada.
Cristiane Nogueira, Diretora-Geral da Punto Brasil, que chegou à Edenred para liderar a operação, conta que o objetivo da marca é oferecer a melhor experiência possível aos usuários. "Durante o projeto-piloto, ouvimos dos comerciantes quais aspectos facilitariam o uso da máquina, tanto para eles quanto para os clientes. O tamanho e o som das teclas foram dois itens bastante mencionados, então fizemos as melhorias necessárias. Temos a inovação como fator de diferenciação e queremos ofertar soluções que são verdadeiramente importantes para os nichos em que atuamos", comenta.
A Punto oferece diversas vantagens desenhadas pelas equipes de Produto e Tecnologia, com base em uma pesquisa realizada com 1.400 lojistas. Entre os diferenciais, está a usabilidade simples e agilidade na hora do pagamento; concentração de vendas em um único terminal; e um Centro de Suporte multicanal. A proposta de valor da Punto é oferecer automação comercial e tecnologia de ponta em soluções de pagamento para pequenas e médias empresas, proporcionando acesso a produtos e soluções de qualidade a um preço acessível, com atendimento 24h por dia, sete dias por semana.
O lançamento acontece em um momento de ascensão do mercado de maquininhas e transações digitais. De acordo com relatório de 2021 da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram mais de 33% em 2021, totalizando R$ 2,65 trilhões movimentados na economia. No primeiro trimestre de 2022, as transações com cartões continuaram a crescer, atingindo 36% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora o foco inicial de oferta da solução seja para os lojistas que já possuem relacionamento com a Edenred, a aquisição da Punto é opcional e independente. Operando em um projeto-piloto desde abril de 2021, a marca já possui mais de 7 mil estabelecimentos cadastrados.