A partir desta terça-feira, 16, as operadoras móveis já podem começar a ativar o 5G na faixa de 3,5 GHz em Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). A liberação foi dada pelo Grupo de Acompçanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) e TIM, Claro e Vivo já ativaram a tecnologia em partes das cidades.
O 5G na faixa de 3,5 GHz garante o melhor uso da tecnologia, não só com maior velocidade, mas menor latência e mais números de dispositivos conectados na mesma infraestrutura. Cinco cidades já contavam com a tecnologia antes de hoje: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Curitiba
Em Curitiba, a TIM diz ter ativado a cobertura do 5G em todos os bairros da cidade, se aproveitando de um projeto piloto de cidade inteligente que realiza no município.
Já a Vivo está oferecendo a rede 5G nos bairros: Água Verde, Alto da Glória, Alto da rua XV, Batel, Bigorrilho, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Jardim Botânico, Portão, Prado Velho, Rebouças, São Francisco, Vila Izabel.