Cooperativa COOP migra para S/4HANA com apoio da Accenture

0

A Accenture divulgou o seu projeto de implementação do SAP S/4HANA para a COOP – a maior cooperativa de consumo da América Latina, que possui 31 supermercados, 78 drogarias e um centro de distribuição.

A decisão derivou do planejamento estratégico de longo prazo da empresa e o intuito da implementação do SAP S/4HANA era utilizar o produto padrão ao máximo, com customização mínima. Os principais motivadores para o início dessa jornada passaram pela busca da eficiência operacional, melhores práticas nos processos internos e ganhos de escala, performance e integridade dos dados, através da modernização do landscape de sistemas. Além da migração em si, houve ainda o desafio de realizar essa implementação de maneira remota, em função da pandemia de Covid-19.

No total, foram mais de 700 pessoas da COOP envolvidas, de diversas áreas como: retaguarda, financeiro, contábil, central de panificação, manutenção e compras de indiretos.

"O tema da nuvem sempre permeou a COOP. Tínhamos todos os equipamentos dentro de uma sala na área de tecnologia e, há cerca de 3 ou 4 anos, optamos por levar para um data center. E, agora, aproveitando a oportunidade da implantação do SAP S/4HANA levamos a empresa para a nuvem, também", afirma Milton Molina, gerente de TI da COOP.

"O go live já foi feito com a estrutura nova. E, para mim, quando uma implementação nova passa despercebida pelo usuário final é o que comprova que ela foi muito bem planejada e elaborada. Tivemos sucesso tanto no back office, quanto na infraestrutura", complementa Molina.

O intuito da empresa agora é atuar muito forte em machine learning, inteligência artificial e big data, focando no cliente, nos benefícios e em como atrair cada vez mais consumidores e alavancar o crescimento.

Em 11 de junho deste ano foi feito, ainda, o kick-off da onda 2, em que o projeto sai do campo administrativo e começa a atingir o core da empresa – supermercados, drogarias, centro de distribuição. O desafio é rever processos e envolver um número muito maior de colaboradores.

"Nossa meta na onda 2, em 1º de maio de 2022, é fazer o go live para um supermercado, uma drogaria e nosso operador logístico. Atuaremos em processos de abastecimento, precificação, promoção – todas áreas que impactam diretamente o cliente", finaliza Molina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.