Projeto cria benefício para importação de mercadorias via Zona Franca de Manaus

0

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4159/12, do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), que concede tratamento tributário diferenciado a remessas postais e a encomendas de mercadorias estrangeiras que tenham sido importadas para a Zona Franca de Manaus e que se destinem a outros pontos do território nacional. A proposta altera o Decreto-Lei 1.455/76 e estabelece que, até o limite de US$ 3 mil — pouco mais de R$ 6 mil —, essas operações ficam sujeitas a uma alíquota única de 19,15% sobre o preço de compra.

Segundo o autor, a medida pretende criar uma nova exceção e assegurar a esse tipo de operação o mesmo tratamento dado às importações feitas para outras localidades do país. Atualmente, de acordo com o decreto, quando saem da Zona Franca de Manaus para outros pontos do país, as mercadorias estrangeiras ficam sujeitas ao pagamento de todos os impostos exigíveis sobre importações do exterior.

O decreto, no entanto, prevê exceções, por exemplo, para bens de informática, automóveis, tratores e outros veículos terrestres industrializados na zona franca.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.