RNP contrata enlaces internacionais dedicados à pesquisa colaborativa

0

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por operar a rede acadêmica dedicada à pesquisa colaborativa no país, contratará dois enlaces internacionais de 10 gigabits por segundo (Gbps) que percorrerão as costas Leste e Oeste da América do Sul até chegarem a Miami, nos Estados Unidos.

O circuito da Costa Oeste deverá conectar diretamente São Paulo à Miami, enquanto que o da Leste, além de São Paulo, passará pelas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza antes de chegar à Miami. A previsão é que esses enlaces estejam ativos até o final deste ano, de acordo com o diretor adjunto de Engenharia e Operações, Ari Frazão Jr.

O diretor destacou que a contratação deve atender a curto prazo a uma demanda crescente da comunidade acadêmica por acesso à Internet comercial (Internet commodity), cujo índice vem atingindo picos de 80% do canal existente atualmente. “Esse índice indica que o circuito está próximo da saturação e que há necessidade de aumento da sua capacidade”, explicou.

O enlace internacional utilizado pela RNP, também com capacidade 10 Gbps, foi inicialmente projetado com exclusividade para a colaboração acadêmica, mas vem sendo ocupado quase em sua totalidade por tráfego destinado à Internet comercial. Os dois novos enlaces passarão a ser dedicados à pesquisa colaborativa ainda no primeiro trimestre de 2013. No ano seguinte, a RNP passará a adquirir acesso à Internet comercial no Brasil, dando melhores condições ao avanço científico nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.