Os Laboratórios Baldacci conseguiram aumentar em 7% a sua participação no mercado nacional no ano passado depois que desenvolveram uma metodologia própria para interpretar de maneira integrada os resultados fornecidos pelas diferentes pesquisas mercadológicas.
O resultado foi o maior obtido nos últimos 60 meses pela multinacional italiana, que opera no mercado brasileiro desde 1951. A expectativa este ano é manter o mesmo ritmo de crescimento.
A metodologia foi desenvolvida com o apoio da Nórdica Software, que desde 2003 comercializa a ferramenta de Business Discovery QlikView e oferece treinamento, suporte técnico e consultoria para implementação.
O ramo farmacêutico tem como um importante diferencial a grande quantidade de informações geradas a partir de auditorias de mercado. A análise inteligente desses dados é fundamental para otimizar a gestão e ganhar vantagem competitiva frente a concorrência.
"Nosso ramo é bastante complexo, pois além da produção dos medicamentos, envolve geração de demanda em consultórios e o próprio consumo nos pontos de venda", explica Humberto Katori, gerente de apoio aos negócios da Baldacci.
Com uma linha composta por medicamentos para várias especialidades, com destaque para a área cardiológica, o laboratório precisava trabalhar com visões distintas sobre o negócio, geradas a partir de relatórios de cinco auditorias de mercado diferentes, cada uma focada em uma etapa específica da nossa cadeia.
O fator crítico é que as informações eram fornecidas em linguagens e formatos variados, o que dificultava ainda mais o cruzamento dos dados.
Segundo Katori, a aplicação da ferramenta de análises QlikView permitiu a construção de um ambiente homogêneo, para extração, leitura e cruzamento de todos os dados, independente dos formatos originais dos arquivos.
"Cada auditoria nos enviava suas análises num modelo próprio, como Power Point, Excel, Access, entre outros, mas eu precisava disso tudo em um único ambiente, que pudesse atender de forma confiável, rápida e fácil tanto a minha equipe de vendas quanto o marketing", avalia Katori.
A facilidade de atualização a partir de um número diferente de formados de dados e a possibilidade de navegação sobre essas informações, incluindo a parametrização e criação de relatórios, foram características determinantes para adoção do QlikView.
Segundo o executivo, disponibilizar uma ferramenta de suporte como o QlikView diretamente para a força de vendas e para o marketing contribui para o processamento e a análise das informações que vão possibilitar o gerenciamento das ações dessas divisões, permitindo a alocação racional dos recursos para alcançar os objetivos da empresa.
"Com o QlikView ficou muito fácil para nós identificar a participação dos nossos produtos em mercados específicos, para entender se estão ganhando popularidade ou não. Sabendo se os médicos estão prescrevendo meu produto, por sua vez, eu vou saber se as ações de marketing estão surtindo efeito ou não", ressalta.