VidMob lança IA para monitorar diversidade e inclusão em anúncios

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A VidMob, líder global em eficácia criativa, anuncia o lançamento da primeira ferramenta de Inteligência Artificial capaz de avaliar elementos de diversidade e inclusão em anúncios publicitários. A aplicação é inédita no mundo e será adotada pelo Mercado Livre no Brasil, e, em seguida, nos outros 18 países da América Latina em que o gigante do e-commerce opera.

Na primeira fase de funcionamento, a ferramenta – batizada de Scoring de Diversidade e Inclusão – vai identificar faixa etária, gênero e tom de pele das pessoas que aparecem em vídeos publicitários para as redes sociais. A empresa, neste caso, o Mercado Livre, define os parâmetros com os quais quer trabalhar e a plataforma realiza a verificação nas peças antes delas irem ao ar.

"A diversidade, equidade e inclusão são fundamentais dentro da nossa atuação e precisam se transformar em ações práticas em todas as áreas da companhia, incluindo o Marketing. Faremos um piloto para entender também como eliminar estereótipos ou visões hegemônicas nesse processo. Queremos ter representatividade em tudo o que a gente faz, da contratação de pessoas aos anúncios que veiculamos", afirma Thaís Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina.

"Ao olhar para os negócios, encontramos oportunidades de amplificar o nosso impacto positivo, aproveitando o canal que estabelecemos com milhões de pessoas para falar de causas relevantes. Ao potencializar esse impacto e impulsionar o nosso propósito de democratizar o comércio e o dinheiro, ajudamos a fortalecer causas que  acreditamos serem fundamentais para uma sociedade cada vez mais inclusiva e que promova o desenvolvimento sustentável e compartilhado", completa Thais.

Atualmente, a VidMob trabalha para que, no futuro, a ferramenta passe a identificar também elementos de acessibilidade para pessoas com deficiência. "Mais de 20% da população não consegue enxergar alguma cor ou fonte, o que  significa que um conteúdo feito com determinados elementos não chegará a essas pessoas. Significa também que existe a oportunidade de aumentar o alcance da campanha em 20%", afirma Miguel Caeiro, head da VidMob para a América Latina. A avaliação de acessibilidade deve ser lançada no próximo ano.

O scoring de Diversidade e Inclusão começou a ser desenvolvido há pouco mais de um ano pela VidMob. "Era uma necessidade latente, porque o desempenho das campanhas está conectado a critérios de awareness, por exemplo.Todos os conceitos de posicionamento de marca se cruzam no universo da publicidade. Uma ferramenta que gerencie diversidade e inclusão é imprescindível nessa construção para empresas com operações de marketing complexas", afirma o executivo.

Além do Scoring de Diversidade e Inclusão, a VidMob já realizava dois outros tipos de scoring: um que avalia se o anúncio obedece aos padrões da rede social em que será veiculado e outro que verifica se a peça segue as regras de branding da empresa. "Fazer este tipo de controle anos atrás, em poucos veículos, era simples. Hoje, uma marca que opera em vários países, que produz centenas de peças por ano e anuncia em um número cada vez maior de canais digitais, não consegue fazer essa monitoração sem ajuda da tecnologia", afirma Caeiro.

As ferramentas de scoring formam apenas um dos braços da plataforma da VidMob, que utiliza uma combinação de IA e visão computacional para realizar diversos tipos de análise de vídeos publicitários. Os algoritmos fazem uma espécie de decupagem, frame a frame, da peça, identificando cada elemento que aparece na imagem: se aparecem atores, o tipo de feição que eles aparentam, se estão indoor ou outdoor, a localização da logomarca, as cores e os contrastes utilizados, se há objetos, plantas ou animais na cena, e tudo no momento exato em que aparecem no vídeo.

A massa de dados dessa decupagem é combinada com as informações coletadas pelas redes sociais enquanto o anúncio é veiculado. Com isso, é possível entender o que gera atrito ou aderência durante o arco narrativo da peça. Que tipo de elemento não está agradando a audiência, em que momento isso ocorre, se um CTA está sendo acessado ou não e o porquê. Dentre outras inúmeras análises feitas pela IA. A junção dessas informações forma o braço analítico da plataforma, que gera insights criativos para profissionais de marketing aprimorarem suas campanhas.

"A riqueza de dados que conseguimos extrair e tratar com a Inteligência Artificial nos permite entender os elementos criativos que funcionam, de fato. É uma forma de acabar com o 'achismo' na área de marketing, e conseguir aumentar o retorno dos investimentos", afirma Caeiro. Os insights criativos gerados pela plataforma são usados para atualizar peças.

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