O grupo de desenvolvedores da Borland ganhou status de subsidiária integral da companhia, com operação independente e nome próprio. Será chamada de CodeGear e terá com missão cuidar das linhas de produtos da Borland conhecidas como IDE, sigla em inglês de Ambiente de Desenvolvimento Integrado, que abrangem as ferramentas para programação Delphi, C++Builder, C#Builder, JBuilder, a linha Turbo e o banco de dados Interbase.
O presidente e CEO da Borland, Tod Nielsen, explicou que ?sempre tivemos a intenção de encontrar um comprador ideal para este segmento do nosso negócio?. Entretanto, após um longo processo de avaliação, a companhia optou por criar a CodeGear por ser ?a solução que melhor atende aos interesses dos nossos clientes, acionistas e funcionários?.
De acordo com o executivo, as duas empresas continuarão parceiras, compartilhando a visão mútua a respeito do sucesso dos clientes. A Borland, porém se dedicar ao mercado ALM, de gerenciamento do ciclo de vida de aplicações, enquanto a CodeGear terá foco no desenvolvimento de software.
Como subsidiária da Borland, a CodeGear terá sua própria marca, além de equipe de gerenciamento, departamento de pesquisa e desenvolvimento, estratégia de vendas e de marketing e infra-estrutura de operações mundial também próprios.