Alto preço dos serviços de banda larga será debatido na Câmara

0

O acesso a banda larga e suas implicações na garantia do direito à informação da população brasileira será tema de audiência pública a ser realizada na quarta-feira, 18, pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
O debate foi proposto pelo deputado Ivan Valente (PSol-SP). Ele citou a última pesquisa domiciliar sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, segundo a qual 59% da população brasileira nunca usou a internet. Para 31% desse total, o alto custo do acesso é o maior impeditivo. Na média brasileira, apenas 17% dos domicílios têm acesso à internet.
Segundo Valente, nos países onde há uma efetiva concorrência na oferta do serviço, as pessoas pagam cerca de R$ 30 mensais por uma capacidade de acesso de 2 megabits por segundo (Mbps), enquanto no Brasil uma capacidade inferior a um quarto disso custa duas ou três vezes mais.
Entre os convidados para o debate estão o ministro das Comunicações, Hélio Costa; o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg; a representante do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor Lisa Gunn; a advogada e fundadora da Associação Pro Teste Flávia Lefévre, ex-representante dos usuários no Conselho Consultivo da Anatel; o representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil, Gustavo Gindre; e o diretor-presidente da Associação Brasileira de Internet, Eduardo Parajo. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.