Aplicativo integra dados clínicos e telemedicina para agilizar atendimento e diagnóstico de Covid-19 em SP

0

O aplicativo e-saúdeSP, plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista e oferece várias outras funcionalidades, agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19.  Depois de acessar o aplicativo, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o usuário responde algumas perguntas sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O munícipe recebe de volta um relatório com base nos sintomas declarados, que contém todas as orientações necessárias, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde.

O paciente poderá receber ainda orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou, se necessário, encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central @covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos Equipamentos de Saúde do município.

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobre medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado. Até a primeira quinzena de outubro, foram registrados 18.610 acessos à plataforma para cadastramento ativo por parte do usuário.

A plataforma está disponível para dispositivos Android, iOS e em versão web. Para acessar os dados, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

Telemedicina em escolas – A SMS e a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizarão os Consultórios Digitais da Saúde (CDS), canais diretos de consulta por telemedicina com profissionais de saúde. Cada unidade escolar municipal será cadastrada, capacitada e abrigará um CDS.

Em casos de sintomas ou dúvidas relacionadas à Covid-19, o consultório entrará em ação e fará o primeiro atendimento. Os resultados poderão ser acompanhados pelas UBSs de cada região e os cadastros serão integrados à plataforma do e-saúdeSP.

Além disso, haverá a indicação para que, antes de sair de casa, alunos, educadores e funcionários das escolas utilizem a teletriagem @Covid disponibilizada pelo aplicativo. Caso necessário, um profissional de saúde (médico ou enfermeiro) estará à disposição para uma consulta por meio de telefone ou vídeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.