As compras online aumentaram nos últimos 18 meses em grande parte por conta da pandemia. Segundo dados globais da Fanplayr, empresa global em personalização comportamental online, inteligência artificial e privacidade do usuário, mostram que no ano de 2020, as compras online durante as 24 horas da Black Friday, aumentaram em mais de 52% de novos acessos em comparação a Black Friday de 2019, sendo que 71% de acessos foram feitos por aparelhos móveis e 29% de desktops ou outros dispositivos.
Apesar de já ser um hábito, a preferência por compras online foi ampliada pelas circunstâncias em 2020 e se tornou agora o método dominante de compra, principalmente na Black Friday. A pesquisa demonstra que as visitas aos sites de varejo aumentarem 48% no dia da Black Friday em comparação à semana anterior ao evento.
Para Maurício Maiola, VP para América Latina da Fanplayr, "as mudanças não aconteceram apenas para o consumidor. O uso combinado de inteligência artificial (IA) e sua integração com a capacidade humana única de analisar os dados recolhidos, ajudam a definir ofertas muito personalizadas com base nos reais interesses dos consumidores, tornando assim o processo de compra mais eficaz ao longo da jornada do cliente. No Brasil também estamos vendo esse mesmo movimento e a Black Friday de 2021 será a prova de que estas mudanças vieram para ficar, é um caminho sem volta."
Ainda segundo a Fanplayr, 73% dos consumidores experimentaram novos métodos de compras durante a pandemia, sendo que o método de retirar na loja (pick-up in store) teve um incremento de 50% em relação a 2019.