Nivea, Mitre, Companhia Brasileira de Alumínio e Mondelez implementam políticas ESG e reduzem tempo e custos na gestão de fornecedores

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A contratação de fornecedores respeitando as políticas ESG e, ao mesmo tempo, identificando os mais eficientes para atender as demandas das diversas áreas de negócios é um dos grandes desafios das grandes empresas. Para tornar este processo menos burocrático e doloroso, companhias de software como a Linkana disponibilizam soluções que ajudam clientes de diferentes segmentos a reduzir custos e o tempo empregado em tarefas de monitoramento e gestão de fornecedores, além de facilitar a identificação e contratação de prestadores a partir de critérios de diversidade.  

São os casos, por exemplo, da Companhia Brasileira de Alumínio, que diminuiu em 80%, de 30 para seis dias úteis, a homologação de novos prestadores de serviços; da Nivea, que também alcançou uma redução de mais de 80% nesta jornada; da Mondelez, que mapeou milhares de fornecedores em menos de 60 dias e consolidou seu programa de diversidade; e da Mitre, que alcançou um índice de satisfação de 91,4% após aumentar a velocidade e aprimorar a assertividade no envio de informações em seu ambiente corporativo.   

De acordo com o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, divulgado recentemente pela empresa brasileira de tecnologia TOTVS, 79% dos entrevistados afirmaram que realizar investimentos em soluções tecnológicas que facilitam o processo de gestão de fornecedores aumentou o ganho operacional de suas empresas.   

A Linkana, primeiro software de gestão de fornecedores em rede para grandes empresas na América Latina, permite a centralização de todo o processo de gestão de fornecedores de seus clientes em uma única plataforma. Com isso, elimina processos manuais e integra as informações, ações que são fundamentais para a melhoria das experiências internas.    

Segundo Leo Cavalcanti, CEO da empresa, além dos benefícios estratégicos para a organização, uma boa gestão de fornecedores apresenta ainda uma série de outras vantagens no que diz respeito ao relacionamento com os parceiros comerciais de uma empresa. "Algumas das vantagens são a redução de burocracia, automação de processos, redução de riscos, redução de custos, ganho de agilidade e eficiência na gestão de fornecedores", explica Cavalcanti.  

Cases de automatização de processos e agilidade na tomada de decisão:   

Nivea    

Com o objetivo de gerar mais valor e criar vantagem competitiva por meio de estratégias de procurement, mas sem ter que realizar trabalhos burocráticos, a Nivea procurou a Linkana para melhorar a governança do processo de homologação, garantir o compliance, diminuir a carga de trabalho e tempo de finalização das ações que envolvem sua cadeia de suprimentos.   

Alguns dos problemas encontrados foram informações descentralizadas, processos burocráticos e eventuais inconsistências em informações armazenadas. Como resultado da implementação do projeto, a empresa passou a ter em um único lugar todas as informações de cada fornecedor, contendo desde certidões, listas públicas e dados da Receita Federal até documentações privadas, sendo possível ainda ter todo o histórico de cada documento blindado totalmente na área de auditorias.  

Com a contratação da Linkana, houve uma melhora de 80% no tempo de homologação dos fornecedores e o processo de revisão foi centralizado, o que permitiu aos compradores da empresa adicionar um novo fornecedor com apenas um clique.   

Também foi possível otimizar o número de informações coletadas para tomada de decisão e mitigação de vários riscos com um aumento de 70% na volumetria de informações coletadas automaticamente sobre cada fornecedor. Além disso, foi gerada uma redução de custos fiscais devido a problemas de dados bancários, o que fez a Nivea Brasil virar referência e criar uma melhor prática LatAm pela Global Audit Beiersdorf.   

"A Linkana nos ofereceu uma plataforma onde conseguimos resolver todos os nossos problemas e ainda agregou valor a nossa gestão de fornecedores com informações importantes e seguras ao negócio que antes não analisávamos", destaca a Analista de Compras LATAM da Nivea, Keila Oliveira.   

Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)   

Para que a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) pudesse realizar a homologação e gestão de milhares de fornecedores, a Linkana passou a ser o portal oficial de cadastro de homologação de todos os atuais e novos fornecedores da CBA. Processos e planilhas manuais, péssima experiência de coleta da documentação e uma base de mais de 3,5 mil fornecedores sem a possibilidade de manipulação e gestão estratégicas em ferramentas de BI eram os desafios que a CBA precisava resolver.   

Com a Linkana, o tempo de homologação de um novo fornecedor foi reduzido em cerca de 80%, de 30 para seis dias úteis. Além disso, as automações proporcionadas pela plataforma geraram uma economia de três até quatro horas diárias para os analistas da CBA. E, mais ainda, a experiência do fornecedor foi melhorada por meio da simplificação e remoção da complexidade. O Net Promoter Score (NPS) – métrica de lealdade do cliente-, da base de fornecedores homologados ficou acima de 96%.   

Mitre    

A incorporadora e construtora Mitre tinha como objetivo realizar a gestão de fornecedores para mitigar riscos operacionais e reputacionais no setor de construção civil. Os problemas a serem solucionados se resumiam em manutenção e controle da política de risco e compliance, diminuição de horas gastas em cadastros, análises de risco de fornecedores e a possibilidade de aumentar a velocidade na tomada de decisão de risco.   

Para essas ações, a Linkana atuou com uma solução completa no processo de homologação, iniciando no onboarding e cadastro e indo até a gestão de documentação, o que garantiu o atendimento da política de gestão de fornecedores da empresa.  

A plataforma da Linkana possibilitou fazer um raio-x de toda a base de fornecedores, bem como o monitoramento e atualização constantes com diversos tipos de informações, desde certidões, sanções, listas restritivas e de trabalho escravo, infrações ambientais até certificações técnicas e licenças operacionais controladas por vencimento. Com isso, foi possível organizar a base de fornecedores de acordo com as áreas de atuação, assim como as regras de risco e de negócio da empresa.   

Em um segundo momento, a Linkana realizou a automatização de todo o processo de revisão de documentação e formulários enviados pelos fornecedores, reduzindo custos internos e aumentando a qualidade da atividade anteriormente realizada pela equipe interna da Mitre.   

Como resultado, mais de 93% da base ativa de fornecedores da Mitre foi adicionada e analisada na plataforma Linkana, garantindo a recusa de mais de 180 fornecedores com pendências graves apontadas pelo algoritmo do software. Além disso, os fornecedores passaram a preencher checklists e enviar documentações de maneira mais rápida e assertiva, mitigando erros e garantindo uma ótima satisfação, tanto de usuários internos, quanto dos fornecedores, que informaram um índice de satisfação de 91,4%.  

"Na Mitre nos preocupamos com toda a cadeia de suprimentos e estamos constantemente aprimorando nossos processos internos, como também nossa governança corporativa. O apoio da Linkana está sendo essencial para atingirmos esses objetivos", explica o Gerente de Compliance, Riscos, Controles Internos e Qualidade na Mitre, Fernando Stancato.   

Mondelez   

Em 2021, a Mondelez, conglomerado de alimentos, iniciou um projeto piloto no Brasil para consolidar seu programa de diversidade de fornecedores, como já era realizado nos EUA. Porém, como o desafio era mapear corretamente todos os fornecedores diversos da Mondelez no Brasil, a empresa precisava urgentemente analisar sua base ativa e identificar empresas controladas por mulheres e outros grupos historicamente e economicamente desfavorecidos no Brasil, como afrodescendentes, indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e LGBTQIA+, bem como fornecedores de economia inclusiva, de acordo com os critérios e metas de spend do seu programa de diversidade para o ano de 2022. Atualmente, o programa de diversidade global da Mondelez já está comprometido em gastar US$ 1 bilhão com fornecedores diversos até 2024.   

Para esse mapeamento, o Gerente de Procurement e Líder do Programa de D&I de fornecedores da Mondelez Brasil, Gilson Alencar, contratou a Linkana que, por meio do módulo Linkana Insights, utilizou-se de critérios e boas práticas internacionais de classificação e identificação de D&I (diversidade e inclusão).   

A partir daí, a Linkana mapeou os mais de três mil fornecedores ativos da Mondelez em menos de 60 dias com uma identificação clara, rápida e visual de quais desses se enquadravam como diversos e em quais grupos. Além disso, dados complementares de validação e legitimidade da informação, como certificações e análise de contrato social e quadro societário, também foram capturados.   

A Mondelez conseguiu mapear a parcela de gastos com fornecedores diversos que já possuía, como empresas controladas por pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e LGBTQIA+. Como resultado, a empresa conseguiu identificar e aumentar seu spend com fornecedores diversos e de economia inclusiva, alcançando a meta para 2022.   

O trabalho realizado por Gilson Alencar foi considerado um grande case de sucesso pela presidência da Mondelez Brasil para o programa de diversidade de fornecedores. Além disso, o trabalho de mapeamento e categorização junto à Linkana também rendeu ao profissional o prêmio de Corporate Ninja, do Cubo Itaú, premiação que reconhece profissionais de corporações que fizeram a diferença nos negócios em parceria com startups. A ação, em conjunto com a Linkana, foi o primeiro mapeamento completo de fornecedores diversos e de economia inclusiva baseado em critérios padronizados para a realidade brasileira.   

O Linkana Insights criou uma metodologia inovadora e exclusiva para classificar e identificar fornecedores D&I com o apoio de tecnologias como RPA, Inteligência Artificial e Big Data, cruzando informações de centenas de bases públicas com dados e documentos enviados pelo fornecedor. Além disso, com o apoio do time Mondelez, utilizou de tecnologia proprietária para validar a consistência e legitimidade das informações encontradas.   

"A facilidade em identificar fornecedores foi fundamental para impulsionar o programa de diversidade global da companhia. Antes era muito difícil encontrar as informações que precisávamos. Nós tínhamos que conversar com startups, ONGs parceiras e outras empresas", explica Alencar.   

A Linkana estruturou uma rede qualificada de perfis certificados de fornecedores do Brasil e da América Latina com mais de 90 mil perfis de fornecedores e 1,5 milhão de dados e informações coletadas. A empresa cobra um valor mensal de assinatura conforme os planos escolhidos e a volumetria de fornecedores conectados ou monitorados na ferramenta.

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