Um ano de crescimento excepcional. Assim a comScore definiu o desempenho do Facebook no Brasil em 2011, capaz de levar a rede social à liderança no mercado no país. Com 36,1 milhões usuários, o site de Mark Zuckerberg registrou crescimento de 192% e ultrapassou o Orkut, agora na vice-liderança, com 34,4 milhões de usuários e crescimento de apenas 5% na base de perfis. A consultoria computa apenas dados de domicílios, excluindo acessos móveis e em lan houses.
"Certamente uma das histórias mais interessantes em 2011", comentou o diretor da comScore no Brasil, Alex Banks. Ele ressalta a rápida adoção do Facebook "apesar da afinidade cultural dos brasileiros pelas mídias sociais". Até então, o país era um dos sete mercados onde o site não tinha a liderança, ao lado de China, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia.
O terceiro lugar no mercado de redes sociais brasileiras ficou com o Windows Live Profile, vinculado ao serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, com 13,3 milhões de usuários e alta de 13%. Em seguida vem o Twitter, com 12,5 milhões de usuários e elevação de 40% no ano passado.
Outros mercados
A comScore ressaltou também o crescimento do Facebook em outros mercados, principalmente no que se refere ao tempo gasto no site. Em dezembro do ano passado, o usuário gastou em média 4,8 horas na rede social. No mesmo mês do ano anterior, esse tempo era de 37 minutos. Os visitantes visualizaram em média 500 páginas, o que repesentou uma expansão de 655% na mesma base de comparação.