O grupo alemão GfK, especializado em pesquisa de mercado, anunciou que, após vários projetos e pesquisas, conseguiu estabelecer padrões mundiais e integrados para sua oferta de Análise de Mídia Social (Social Media Analysis, SMA), resultando em solução que a empresa define como única, escalonável e independente de idioma.
Ralph Wirth, especialista internacional em inovação e estratégia digital da GfK, acredita que a novidade atende a uma grande necessidade dos profissionais de marketing.
"Os especialistas em marketing internacional muitas vezes se frustram com o fato de que há muito poucas ofertas verdadeiramente globais no campo da análise de mídia social. Essa situação os força a trabalhar com vários fornecedores, o que complica a associação de resultados e a extração de conhecimentos globais", diz ele.
O executivo explica que a GfK conduziu seus novos padrões de SMA em estudo de "status quo" realizado na China, identificando, coletando e analisando movimentações online para quatro marcas líderes de smartphones. O resultado da metodologia estabeleceu o padrão mundial que a empresa agora anuncia para análise de SMA,
"Comprovamos que, ao usar pessoas no processo de codificação, suportado por algoritmos automáticos, podemos oferecer resultados de qualidade superior e corrigir as nuances, como a ironia e o sarcasmo – o que é absolutamente essencial para a forma como as pessoas conversam online", diz Wirth.
Ele acrescenta que a nova oferta da GfK leva em conta as especificidades locais do ambiente web e obtém perspectiva mais ampla ao integrar conhecimentos de SMA com dados de pesquisas ou conhecimentos sobre o comportamento de compra, entre outras informações de contexto.