UNESCO avalia desenvolvimento da Internet no Brasil a partir de indicadores de universalidade

0


O Brasil é o primeiro país que teve o seu ecossistema de Internet avaliado a partir dos Indicadores de Universalidade da Internet da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Os resultados foram publicados no relatório "Assessing internet development in Brazil: using UNESCO's Internet Universality ROAM-X Indicators" (em português, "Avaliando o Desenvolvimento da Internet no Brasil: aplicação dos Indicadores de Universalidade da Internet da UNESCO"). A publicação inaugura uma série de publicações da UNESCO sobre o tema. A versão em inglês do relatório está disponível para download aqui.

O documento foi elaborado a partir de dados coletados de diferentes fontes de informações, mas sobretudo, das pesquisas conduzidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O projeto piloto que coletou os dados publicados neste relatório foi conduzido pelo Cetic.br e reúne dados dos indicadores da UNESCO em quatro eixos fundamentais: Direitos, Abertura, Acessibilidade e Multissetorialidade, bem como indicadores que são transversais à essas dimensões.

"Com os Indicadores da UNESCO, nos foi dada a oportunidade de aprender sobre o cenário atual e compreender desenvolvimentos futuros a partir do conceito de Universalidade da Internet", escreveu na publicação o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko. O NIC.br, por meio do Cetic.br, também contribuiu ativamente com apoio técnico desde o início do processo de elaboração do marco referencial conceitual e dos Indicadores de Universalidade da Internet, aprovados em 2018.

O relatório "Assessing internet development in Brazil: using UNESCO's Internet Universality ROAM-X Indicators" aponta que o desenvolvimento do ambiente da Internet no Brasil é forte e positivo ao considerar o quadro regulatório, que segue padrões internacionais. No entanto, ainda existem desafios em áreas como o acesso e conectividade para os cidadãos. Acesse a publicação na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.