Hansen investe em soluções de billing para MVNOs

0
0

A transformação digital vai motivar a trocar dos sistemas de billing e suporte de negócios (OSS-BSS) das operadoras nos próximos 18 meses. A opinião é de Giovani Henrique, presidente da Hansen para a América Latina, acrescentando que as operadoras de telefonia estão prestando serviços de comunicação e entretenimento cada vez mais avançados e precisam de estratégias para os novos cenários de negócios.

A Hansen Technologies, empresa australiana que atua há mais 40 anos no mercado de CRM e Billing, está presente na América Latina através de seus escritórios na Argentina há 5 anos e em São Paulo desde agosto de 2015.

Segundo o executivo, o foco da empresa da América Latina é o mercado de MVNO e MVNE  (Mobile Virtual Network Operator e Enabler), Pay TV, satélite e ISP e provedores de internet que estão oferecendo conteúdo em suas redes.

Ele acredita nesses segmentos de mercado, onde se pode acrescentar valor para determinados nichos de mercado, o que para as operadoras tradicionais se torna um mercado muito complexo por estarem mais preocupadas com o churn. Como exemplo cita o caso das MVNOs da Porto Seguro – Datora, Igreja Canção Nova, Palmeiras, etc. A Hansen atende a  Tesco (UK) e Direct TV em vários países da América Latina.

"Estamos diante de uma transformação digital e a indústria de mobile vem mudando dramaticamente ano a ano. Os operadores de telefonia móvel, as MVNE e MVNO estão enfrentando desafios cada vez maiores neste novo universo de comportamento do consumidor. Só para citar exemplos, nos EUA os americanos verificam seus celulares 8 bilhões de vezes por dia. A média por pessoa, nos Estados Unidos, representa 46 vezes por dia e a maioria das pessoas verifica seus telefones enquanto compra, assiste televisão e durante o tempo livre. Até enquanto jantam fora, em restaurantes, 81% dos americanos gastam tempo checando seus telefones. Os três primeiros acessos são: mensagens de texto, e-mails e rede social", observa Giovani Henrique, lembrando que na Europa a média é ainda mais alta: 85 vezes por dia.

No caso do Brasil, o maior mercado móvel na América Latina, com mais de 145 milhões de dispositivos, as pessoas verificam seu telefone celular 78 vezes por dia, em média. Vídeo, mídia social e aplicativos de mensagens são os mais populares entre os consumidores com WhatsApp, YouTube e Facebook. Para esses serviços 9 entre 10 pessoas estão conectadas à Internet na América Latina usando um Smartphone. Os dispositivos inteligentes (smartphones) geram 22 vezes mais tráfego do que um dispositivo não inteligente.

Os principais desafios enfrentados pelos operadores de telecomunicações na América Latina incluem a diminuição do crescimento da receita média por usuário – decorrente de uma gama mais vasta de serviços de voz e dados mais baratos; e o crescimento exponencial do tráfego de dados, gerado pelas empresas que operam pela Internet (OTTs – Over The Top), forçando os operadores de telecomunicações a investir em infraestruturas para oferecer aos usuários velocidades e bandas largas cada vez mais elevadas.

A Hansen Technologies oferece ao mercado de soluções all-in-one – simples e ágeis – para um serviço contínuo na voz e internet alinhados com uma arquitetura flexível; opções de faturamento para pré-pago e pós pago, focados no usuário de telefonia celular; e OTT, suporte completo para gerenciar os consumidores on-line, incluindo captura de usuários, self-care, recursos "minha conta" além de um extenso pacote de conteúdos on-line.

"No caso das operadoras MVNO / MVNE, em geral pequenas empresas, seu objetivo é obter mais de seus serviços móveis. Elas precisam de características específicas que se encaixem em novas formas de trabalho e promovam a agilidade que é necessária para construir o sucesso da operação", explica Henrique.

As soluções MVNO da Hansen oferecem oportunidades para atrair novos usuários em regiões demográficas segmentadas, com serviços pré e pós-pago, além de recursos para geração de pacotes (combo) de forma rápida e eficiente, adaptados a necessidades de mercado. As opções incluem planos de dados familiares, pacotes de desconto para amigos e familiares, descontos por volume, bônus de grupo, suporte ao CDR múltiplo e gerenciamento de fraudes. É uma verdadeira plataforma que é adaptável ao mercado e opera de forma flexível,  configurável para suportar a transformação digital requerida pela indústria.

Hansen Technologies

A Hansen Technologies é um provedor global de serviços de CRM & Billing e soluções de software de gerenciamento de dados para medidores inteligentes ("smart meters") para empresas de serviços públicos e privadas (eletricidade, gás e água), TV paga e empresas de telecomunicações (Telco, ISPs).

A família de produtos Hansen, que cresceu desde 1971, inclui HUB, ICC, NirvanaSoft, Peace, Banner, naviBilling e Utilisoft. A abordagem da Hansen esta baseada em soluções customizadas e desenvolvidas através de produtos proprietários. Além disso, a Hansen também oferece serviços de "outsourcing" e gerenciamento de instalações. A Hansen tem escritórios na Austrália, EUA, Nova Zelândia, China, Dinamarca, Alemanha, Brasil, Argentina, Índia e Reino Unido. Em 2016 a companhia faturou globalmente cerca de US$ 150 milhões.

Deixe seu comentário