STJ amplia serviço de acesso on-line a processos

0

O esforço de modernização tecnológica, com ênfase na implementação de serviços on-line, segue a todo vapor no Poder Judiciário. No próximo dia 21, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) irá lançar o projeto Conversão e Validação de Documentos Eletrônicos, com o qual pretende facilitar o trabalho de advogados e magistrados e reduzir o tempo de tramitação dos processos

O projeto consiste em converter em textos imprimíveis os arquivos de documentos que estão armazenados em formato PDF e que podem ser acessados através do serviço Inteiro Teor. Dessa forma, os documentos, que antes serviam apenas para consultas, passarão a ter validade jurídica e poderão ser utilizados nos processos. Esse novo formato permitirá que a cópias sejam tiradas pela Internet sejam reconhecidas como documentos oficiais. Os advogados, por exemplo, não precisarão mais reunir grande quantidade de papéis referentes a um processo, tampouco terá que se deslocar até o STJ para tirar uma cópia de determinado documento. Os documentos terão um código para atestar a sua autenticidade.

Além do Inteiro Teor, o projeto engloba outros serviços on-line oferecidos pelo STJ, entre os quais figuram a Revista Eletrônica de Jurisprudência do STJ e o de Decisões Monocráticas. A primeira fase do projeto de Conversão e Validação de Documentos Eletrônicos foi implementada em novembro de 2004, com a conversão do conteúdo do serviço Decisões Monocráticas. O plano, agora, é fazer a conversão dos Acórdãos.

De acordo com STJ o processo de conversão abrange um volume de 382 mil acórdãos e 950 mil decisões monocráticas, correspondendo a um total de quatro milhões de laudas. A previsão é que o trabalho seja concluído em até cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.