Uma pesquisa recente encomendada à Harris Interactive pela Symantec revela que 40% dos brasileiros adultos pesquisados via web admitem que já sofreram algum ataque a distância para invasão do computador. A taxa só não é pior do que na China, onde metade dos adultos pesquisados disse que houve tentativa de invasão ao PC. Batizado de Norton Online Living Report, o estudo aponta, porém, que o brasileiro é o mais propenso entre os pesquisados a instalar soluções de segurança em seu PC, com 85%, na frente de China e Alemanha, ambas com 84%.
No mundo, 99% dos pesquisados afirmam tomar medidas para se proteger, mas essa opinião não é sempre acompanhada de um comportamento e medidas que sustentem esta sensação. Duas em cada dez pessoas no mundo não possuem um software de segurança instalado no computador e outras duas em cada dez não rodam o programa de varredura de vírus com frequência. Problemas com informações armazenadas no PC também foram identificados pelo levantamento, ao passo que metade dos adultos on-line já enfrentou um "travamento" do disco rígido (48%) e um em três perdeu dados valiosos (32%).
Mundialmente, 70% dos adultos destacam que a internet melhorou seus relacionamentos, contam com uma média de 41 amigos on-line e 49% afirmam ter uma página em um site de rede social. Esta tendência é ainda mais forte no Brasil, em que 82% dos brasileiros adultos afirmam que a internet melhorou seus relacionamentos, acima da média mundial, mas atrás de Índia (90%) e China (87%).
Os adultos brasileiros lideram no número de amigos on-line, com 66,4, na frente de China, com 55,5, e Canadá, com 45,8. Os jovens e crianças brasileiras seguem comportamento semelhante, com 65,3, mas menos do que declaram os norte-americanos (82,5) e suecos (65,3) da mesma faixa etária. Com grande freqüência (78%), a internet é usada para adultos brasileiros retomarem o contato com antigos amigos, uma taxa bem acima da média mundial (56%), mas menor do que na Índia (83%).
No relacionamento com a família, 77% dos brasileiros pesquisados concordaram que a internet facilita o contato com familiares, mais que a média mundial, de 71%. Internautas adultos brasileiros também admitem que a internet melhorou a qualidade da comunicação com a família (62%), menos do que na Índia, com 77%, e China, com 63%.
O estudo destaque que as fotos têm uma relevância muito grande na forma como o brasileiro compartilha experiências online. O brasileiro é quem mais gasta tempo compartilhando fotos na Internet, em média de quatro horas semanais.
O levantamento Norton Online Living Report foi conduzido em 12 países – EUA, Canadá, Reino Unido, França, China, Alemanha, Itália, Suécia, Japão, Índia, Austrália e Brasil – entre 13 de outubro e 5 de dezembro de 2008 com 6.427 adultos com 18 anos ou mais – incluindo 1.297 pais de jovens com idade entre 8 e 17 – e 2.614 jovens e crianças entre 8 e 17 anos que gastam pelo menos uma hora on-line por mês. Os resultados foram medidos conforme a necessidade de serem representativos da população de usuários de internet adultos, jovens e crianças de cada país.
- Ameaças on-line