As redes sociais surgem como grandes oportunidades para as empresas estreitarem a comunicação com seus clientes e melhorarem a sua visibilidade no mercado, além de serem um importante meio para viabilizar o aumento das receitas de publicidade e permitir que os consumidores auxiliem no desenvolvimento dos produtos.
Essa foi a conclusão na qual chegaram os especialistas do setor que participaram do Web Expo Forum, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME E TELA VIDA, que teve início nesta terça-feira, 17, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Segundo Paulo Castro, diretor-geral do Terra, as redes sociais representam uma nova experiência de navegação para os usuários e ampliam as possibilidades das empresas se comunicarem de diversas formas com seus consumidores.
O executivo apontou que das pouco mais de 22 horas em que o internauta brasileiro está on-line, 6 horas são destinadas para as redes sociais como Orkut e Facebook, sendo que 80% usuários de web brasileiros acessam estes sites de relacionamento. Com isso, o Brasil é o país com a maior penetração de redes sociais.
"Esse fato aumenta os canais de interação com os consumidores. Usamos as redes sociais para gerarmos uma maior distribuição do conteúdo e o aumento da audiência, ao passo que elas permitem a colaboração e a recomendação", aponta Castro, frisando que o Terra detém aplicativos dentro do Orkut e Facebook.
Dessa forma, o executivo avalia que as oportunidades de elevar as receitas de publicidade crescem expressivamente, pois aumenta a visibilidade dos produtos das empresas. Castro, inclusive, revela que o Terra acaba de lançar no Brasil a EZTarget Media, sua nova unidade de negócios com foco na tendência mundial de redes sociais.
A estratégia da EZTarget é oferecer aos produtores de conteúdos, agências de publicidade e seus anunciantes um serviço de agregação de audiência e de espaços publicitários por segmentação de target e categoria, utilizando as redes sociais para agregar a audiência e conteúdo.
Outra oportunidade do uso das redes sociais e ferramentas de colaboração pelas empresas está relacionada com a forma de se comunicar com seus consumidores, a qual deve ser baseada em três fatores: transparência , relacionamento e diálogo.
O especialista em mídias digitais e web 2.0, Eduardo Vasques, avalia que o público quer interagir, ouvir e ser ouvido, e participar do processo de criação e desenvolvimento dos produtos das empresas. "As corporações precisam entender isso e se adaptarem a esse novo consumidor, integrando as estratégias on-line e off-line", observa Vasques.
Uma dessas aplicações é justamente no fato de esclarecer problemas com seus produtos ou serviços, que por muitas vezes são criticados em blogs e redes sociais, gerando uma imagem negativa da empresa. "Com uma comunicação aberta com os consumidores utilizando esses meios, as empresas podem conseguir reverter esse quadro, e transformar uma situação ruim em uma visão positiva. Para isso, as empresas precisam ter transparência e relevância em seus conteúdos na internet, o que gera empatia e credibilidade com os consumidores", afirma Hugo Godinho, diretor de comunicação integrada da In Press Porter Novelli.
- Possibilidades de ouro