Redes sociais geram grandes oportunidades para as empresas

0

As redes sociais surgem como grandes oportunidades para as empresas estreitarem a comunicação com seus clientes e melhorarem a sua visibilidade no mercado, além de serem um importante meio para viabilizar o aumento das receitas de publicidade e permitir que os consumidores auxiliem no desenvolvimento dos produtos.
Essa foi a conclusão na qual chegaram os especialistas do setor que participaram do Web Expo Forum, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME E TELA VIDA, que teve início nesta terça-feira, 17, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Segundo Paulo Castro, diretor-geral do Terra, as redes sociais representam uma nova experiência de navegação para os usuários e ampliam as possibilidades das empresas se comunicarem de diversas formas com seus consumidores.
O executivo apontou que das pouco mais de 22 horas em que o internauta brasileiro está on-line, 6 horas são destinadas para as redes sociais como Orkut e Facebook, sendo que 80% usuários de web brasileiros acessam estes sites de relacionamento. Com isso, o Brasil é o país com a maior penetração de redes sociais.
"Esse fato aumenta os canais de interação com os consumidores. Usamos as redes sociais para gerarmos uma maior distribuição do conteúdo e o aumento da audiência, ao passo que elas permitem a colaboração e a recomendação", aponta Castro, frisando que o Terra detém aplicativos dentro do Orkut e Facebook.
Dessa forma, o executivo avalia que as oportunidades de elevar as receitas de publicidade crescem expressivamente, pois aumenta a visibilidade dos produtos das empresas. Castro, inclusive, revela que o Terra acaba de lançar no Brasil a EZTarget Media, sua nova unidade de negócios com foco na tendência mundial de redes sociais.
A estratégia da EZTarget é oferecer aos produtores de conteúdos, agências de publicidade e seus anunciantes um serviço de agregação de audiência e de espaços publicitários por segmentação de target e categoria, utilizando as redes sociais para agregar a audiência e conteúdo.
Outra oportunidade do uso das redes sociais e ferramentas de colaboração pelas empresas está relacionada com a forma de se comunicar com seus consumidores, a qual deve ser baseada em três fatores: transparência , relacionamento e diálogo.
O especialista em mídias digitais e web 2.0, Eduardo Vasques, avalia que o público quer interagir, ouvir e ser ouvido, e participar do processo de criação e desenvolvimento dos produtos das empresas. "As corporações precisam entender isso e se adaptarem a esse novo consumidor, integrando as estratégias on-line e off-line", observa Vasques.
Uma dessas aplicações é justamente no fato de esclarecer problemas com seus produtos ou serviços, que por muitas vezes são criticados em blogs e redes sociais, gerando uma imagem negativa da empresa. "Com uma comunicação aberta com os consumidores utilizando esses meios, as empresas podem conseguir reverter esse quadro, e transformar uma situação ruim em uma visão positiva. Para isso, as empresas precisam ter transparência e relevância em seus conteúdos na internet, o que gera empatia e credibilidade com os consumidores", afirma Hugo Godinho, diretor de comunicação integrada da In Press Porter Novelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.