As vendas globais da LG Electronics cresceram 16,9% no primeiro trimestre de 2008, chegando a 11,7 bilhões de dólares, enquanto o lucro operacional foi de 634 milhões de dólares. Isso elevou a margem de lucros para 5,4%, alta de 5,1% em relação ao ano anterior
As vendas e o lucro operacional da LG Electronics, em termos globais, alcançaram patamares recordes graças à estabilidade nas operações de todas as divisões de negócios e, principalmente, às fortes vendas de celulares e TVs de tela plana, de acordo com balanço trimestral encerrado em 31 de março de 2008, divulgado nesta quinta-feira, 17/04.
Na matriz da companhia, as vendas do primeiro trimestre cresceram 14,8% no ano, passando 6,425 bilhões para 7,253 bilhões de dólares. O lucro operacional também subiu 184 milhões de dólares para 591 milhões de dólares e a margem foi de 2,9% para 8.1%.
O lucro líquido foi robusto e chegou a 442 milhões de dólares, recuperando-se, com sucesso, da perda 131 milhões de dólares do ano anterior, com ganhos provenientes dos lucros de subsidiárias no exterior.
O balanço, por divisão de negócio, mostrou a seguinte evolução: a divisão de Mobile Communications registrou vendas recordes de 3,484 bilhões de dólares, 32,6% superiores às do primeiro trimestre de 2007. Em celulares, as vendas 3,346 bilhões de dólares, 35,7% maiores que as do ano anterior. O número de celulares vendidos também foi recorde, chegando a 24,4 milhões, graças às fortes vendas do Viewty KE990, Voyager e KF600, e outros modelos mais sofisticados.
As vendas para mercados emergentes, incluindo Ásia, China e Oriente Médio, cresceram 36% no trimestre e as vendas de modelos WCDMA nos Estados Unidos e na Coréia cresceram 18% no trimestre. Na divisão de celulares, a margem de lucro operacional subiu de 13,7% para 13,9%; o crescimento na participação dos modelos premium e o aumento na produtividade resultaram em maior lucratividade.
As vendas da divisão Digital Appliance cresceram 3,6% no ano, 3,191 bilhões de dólares; as vendas da divisão Digital Display cresceram 32,1%, totalizando 3,808 bilhões de dólares, estimuladas pelo aumento nas vendas de TVs de tela plana e monitores para computadores; e as vendas da divisão Digital Media caíram 5,2% no ano, totalizando 1,372 bilhão de dólares.