Foi publicado nesta quinta-feira, 17/4 de abril, no Diário Oficial da União, a designação do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, como coordenador do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre, em substituição a Renato da Silveira Martini, presidente do ITI.
O Comitê Técnico de Implementação do Software Livre integra o Comitê Executivo do Governo Eletrônico ? CEGE, o qual tem a finalidade de coordenar e articular o planejamento e a implementação de projetos e ações nas áreas de Software Livre, Inclusão Digital, Integração de Sistemas, Sistemas Legados e Licenças de Software, Gestão de Sítios e Serviços On-line, Infra-Estrutura de Rede, Governo para Governo e Gestão de Conhecimentos e Informação Estratégica.
O Comitê foi organizado em outubro de 2003, com o objetivo de priorizar soluções, programas e serviços em Software Livre , realizar a migração gradativa dos sistemas proprietários e priorizar a aquisição de hardware compatível às plataformas livres.
Entre as atribuições do Comitê, também, estão a priorização da plataforma Web no desenvolvimento de sistemas e interfaces de usuários; ampliar a malha de serviços prestados ao cidadão, desenvolvidos em ferramental livres; utilizar o SL como base dos programas de inclusão digital e estabelecer padrões de interoperabilidade com os sistemas, sempre baseados em normas abertas.
Outros comitês também têm nova coordenação. No Comitê Técnico de Integração de Sistemas assume Nazaré Lopes Bretas, do Ministério do Planejamento. O Comitê Técnico de Gestão de Sítios e Serviços On-line será coordenado por João Batista Ferri de Oliveira, do Ministério do Planejamento, que acumula a função de coordenador do Comitê Técnico de Governo para Governo.