Q13 assume a infraestrutura e a logística dos contêineres da Infovia 7, no Rio Negro

0

A Q13, integradora de soluções em tecnologia, será a responsável pela implementação da infraestrutura e logística de contêineres das redes de conexão (Infovia 7) do Programa Norte Conectado, de expansão da rede de comunicação e internet na Amazônia.

O Programa Norte Conectado é uma iniciativa do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Ministério das Comunicações, para expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. A tecnologia subfluvial atende a requisitos ambientais e prevê a preservação de cerca de 68 milhões de árvores preservadas, já que não é uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada).

Para expandir a infraestrutura de comunicação, o Projeto Norte Conectado prevê a instalação de oito redes (chamadas de "infovias") na região. A Infovia 00 já foi implementada e executada pela RNP, rede brasileira para educação e pesquisa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A rede foi entregue em 2022 e interliga cinco cidades: Macapá (AP), Almeirim (PA), Monte Alegre (PA), Alenquer (PA) e Santarém (PA), por cabo em fibra óptica subfluvial. A Infovia 01, que liga Manaus a Santarém foi implementada em 2023 pela EAD/Seja Digital. Essas são as duas primeiras de oito infovias, que irão beneficiar cerca de 10 milhões de habitantes em 58 cidades da região Norte.

A infovia compreende a área que vai de Novo Airão a São Gabriel da Cachoeira, em 1.255 km pelo Rio Negro. No total, a Q13 implantará 13 pontos de conectividade na região. Cada um dos locais receberá uma infraestrutura completa de telecomunicações, instalada em contêineres importados da China. A sala de máquinas de cada contêiner será equipada com fonte de alimentação, ar-condicionado, servidores, painel solar, baterias de lítio, sistemas de combate a incêndio, umidificadores, sistemas de videomonitoramento, dentre outros recursos.

A primeira fase da implantação está prevista para abril. No primeiro momento, serão instaladas redes nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Codajás, Coari e Manaus, onde a Q13 terá também uma estrutura de manutenção para os outros pontos. Além da estrutura em Manaus, uma equipe de apoio no Sudeste estará sempre a postos para monitoramento e eventuais necessidades de trocas de equipamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.