O SAS Institute anunciou nesta quarta-feira, 17, no evento SAS Innovate 2024, em Las Vegas, que investirá US$ 1 bilhão em três anos para aprimorar o desenvolvimento de soluções analíticas avançadas direcionadas às necessidades de setores de mercado específicos, e, ao mesmo tempo que que está aprimorando sua plataforma de inteligência artificial SAS Viya com a introdução de novos assistentes copilot de IA Generativa, um novo gerador de dados sintéticos chamado SAS Data Maker e uma nova plataforma de desenvolvedor chamada SAS Viya Workbench.
Segundo Brian Harris, VP e CTO do SAS, que participou da sessão e abertura do evento, a plataforma Viva permite às organizações integrar os mais poderosos modelos de linguagem LLM em seus processos de negócios. Ao fazer isso, as empresas podem orquestrar esses LLMs para criar modelos e agentes de IA personalizados, ajustados para realizar tarefas de negócios específicas, com resultados explicáveis e privacidade e segurança aprimoradas, garantindo que permaneçam em conformidade.
A partir de agora, o SAS Viya está sendo aprimorado com uma nova oferta do Viya Copilot para desenvolvedores, cientistas de dados e usuários corporativos. Ele funciona como um assistente pessoal projetado para ajudar os usuários a acelerar várias tarefas de negócios, com o uso de ferramentas que inclui ferramentas que incorporam a geração de código, limpeza de dados, exploração de dados e análise de lacunas de conhecimento.
"Os negócios enfrentam diversos desafios, desde ameaças de recessão econômica e tensões nas cadeias de suprimentos até a escassez de mão de obra e mudanças regulatórias", afirma o CEO do SAS, Jim Goodnight. "Com insights de análises específicas da indústria, as organizações mais resilientes conseguem identificar oportunidades nesses desafios. Com esse investimento, o SAS continua oferecendo suporte a empresas que usam IA, machine learning e advanced analytics para combater fraudes, gerenciar riscos, melhor atender aos clientes e cidadãos e muito mais. Nos mantemos firmes em nosso compromisso contínuo com a inovação, enquanto entregamos o melhor analytics do mercado."
O SAS Viya também está aprimorando plataforma de marketing da empresa, o SAS Customer Intelligence 360, com base em seus recursos existentes de IA generativa que ajudam em tarefas como planejamento de marketing e design da jornada do cliente. Com essa atualização, os profissionais de marketing poderão usar prompts da IA generativa para aprimorar suas campanhas de marketing usando instruções em linguagem natural, sugerir linhas de assunto de e-mail e extrair insights de dados de público." O tempo de 4 semanas para lançar uma campanha de marketing diminui para uma semana, evidenciado a produtividade de solução", explicou Mike Blanchard, VPO de Customer Intelligence Solution do SAS.
Desenvolvedores
A empresa também está disponibilizando para os desenvolvedores de IA uma nova plataforma SAS Data Maker, que facilita ao desenvolvedor garantir da privacidade das informações, pois trabalha com dados sintéticos para treinamento de IA, portanto não precisa usar os dados confidenciais das empresas.
Outra ferramenta voltada para esse público é o SAS Viya Workbench, que oferece aos desenvolvedores a vantagem de poder trabalhar na linguagem de programação de sua escolha, open source. A plataforma será lançada no segundo trimestre no AWS Marketplace, com suporte para as linguagens de programação SAS e Python, e adicionará suporte para R antes do final do ano.
Os usuários podem acessar duas opções de ambiente de desenvolvimento no SAS Viya Workbench, incluindo Visual Studio Code e Jupyter Notebooks. Através deles, eles aproveitam as ferramentas analíticas da empresa, interfaces nativas de programação de aplicativos Python e recursos de computação personalizáveis ??para acelerar o desenvolvimento de modelos de IA de alto desempenho, disse a empresa.
O vice-presidente sênior de engenharia do SAS, Jared Peterson, disse que o caso de negócios do Viya Workbench é convincente, uma vez que os clientes estão sob pressão para fornecer resultados rápidos a custos mais baixos. Portanto, faz sentido utilizar infraestruturas pré-construídas e escaláveis que permitam aos utilizadores concentrarem-se na criação, inovação, iteração e testes, disse ele.
Desenvolvedores e modeladores de IA querem trabalhar com pacotes modernos de código aberto e computação em nuvem de ponta, mas também são pressionados a entregar resultados rápidos e controlar os custos. Além disso, eles querem infraestruturas pré-construídas e escalonáveis para se concentrarem em criar, inovar, repetir e testar seu trabalho.
"Os inúmeros desafios enfrentados pelos desenvolvedores não são apenas inconvenientes – são obstáculos que impossibilitam que perguntas sejam respondidas e que o trabalho seja realizado", diz Jared Peterson, vice-presidente sênior de engenharia do SAS. "O Viya Workbench oferece o máximo de flexibilidade e resultados, permitindo que os desenvolvedores utilizem a linguagem e o IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) que preferirem, aumentem ou diminuam o poder de computação para atender às necessidades do projeto e, por fim, melhorem a produtividade e a eficiência. Eles podem trabalhar com mais agilidade e criatividade, assumindo mais riscos – o que, sejamos sinceros, não é apenas o que se espera, mas também o que torna o trabalho mais divertido".
Model cards
Pode ser difícil converter algo tão complexo e sofisticado como um modelo de IA em algo compreensível para todos os envolvidos no ciclo de vida da IA. E com a aprovação de novas regras e regulamentações por todo o mundo, a habilidade de entender e compartilhar com as autoridades reguladoras o desempenho de um modelo se torna crucial. Os model cards, recurso que será incorporado no futuro ao SAS Viya, serão úteis às partes interessadas em todo o ciclo de vida da IA. De desenvolvedores a diretores, todos perceberão o valor de uma ferramenta com curadoria que suporta modelos proprietários e de código aberto.
Com lançamento previsto ainda para este ano 2024, os model cards são melhor descritos como "rótulos nutricionais" para modelos de IA. A abordagem do SAS é gerar automaticamente model cards para modelos registrados com conteúdo proveniente diretamente dos produtos SAS, aliviando a carga de usuários individuais que precisam criá-los. Além disso, como o SAS Viya já possui uma arquitetura existente para a gestão de código aberto, os model cards também estarão disponíveis para modelos de código aberto, começando com os modelos Python.
Os model cards salientarão indicadores como precisão, imparcialidade e desvio do modelo, que é a deterioração do desempenho do modelo quando as condições mudam. Também incluem detalhes de governança, como quando o modelo foi modificado pela última vez, quem contribuiu e quem é responsável por ele, o que permite que as organizações lidem internamente em caso de desempenho anormal do modelo. A seção de uso do modelo aborda o uso pretendido, os casos de uso fora do escopo e as limitações, que serão fatores fundamentais, já que a transparência e a auditoria de modelos provavelmente serão operações corporativas regulamentadas. Os model cards foram apresentados no início deste ano no SAS Insight, um evento para analistas.