A SAP traçou a estratégia de crescimento até 2015, com três pilares que darão sustentação a seu plano: mobilidade, cloud computing e computação massiva baseada
em infraestrutura de inteligência de negócios (business analytcs). Os detalhes dessas iniciativas foram divulgados nesta terça-feira, 17, pelos copresidentes da empresa, Bill McDermont e Jim Hagermann Snabe, que abriram a edição de 2011 da conferência Sapphire Now, ao som de uma big band na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, na presença de mais de 15 mil participantes.
Como parte desse projeto, eles revelaram que a SAP acaba de fechar um acordo com a China Telecom, que atuará como provedora de serviços de cloud computing usando a solução de software como serviço SAP Business by Design voltada para pequenas e medias empresas, que naquele país ultrapassam a casa de 1 milhão de companhias. A empresa já tem 500 clientes usando a solução, que, segundos eles, vai decolar em número de adesão pelas empresas neste ano.
No segmento de mobilidade, a SAP anunciou a nova versão da Sybase Unwired Plattform 2.0, que contabiliza mais de 1 bilhão de usuários de celulares da maioria das operadoras de telecomunicações globais. Além disso, ganhou uma loja de aplicativos, uma "SAP Store", onde os clientes poderão baixar soluções de desenvolvedores do ecossistema de negócios. A nova versão do kit de desenvolvimento (SDK) também foi anunciada na conferência.
Segundo McDemont, já existem 19 apps disponíveis, incluindo a automação de força de vendas (sales force on demand) – que já está sendo utilizada pela Philips -, CRM, worflow, travel management e inteligente management, este voltado para gerenciamento de carreira. Há também uma solução de gerenciamento de aplicativos e dispositivos denominada Afaria. Ele cita também a empresa brasileira Sigga SM2, que desenvolveu um software mobile de gestão de ativos dentro desse modelo, ressaltando que o país é terceiro mercado em importância para a empresa. Este segmento ganhou um reforço com a assinatura do contrato de parceria com a Accenture, que passa a oferecer a solução através da Accenture Mobility Services.
A SAP divulgou que pesquisa realizada pela Kelton Research neste ano revela que 65% dos gerentes de TI pesquisados disseram que pretendem desenvolver e disponibilizar cinco ou mais apps mobile e 21% deles revelaram que vão oferecer mais de 20 aplicações mobile para seus usuários, daí a importância que esse segmento ganhou na SAP, após a mesma adquirir a Sybase no ano passado.
Para os usuários do banco de dados relacional da Sybase, McDemont diz que ele já está completamente integrado ao ERP da SAP por meio do ASE (Adaptive Server Enterprise), que passa a oferecer o SAP Business Suite. A empresa tem mais de 30 mil clientes de banco do dados que podem agora usar a ferramenta para rodar o ERP.
Momento de inovação
Em sua apresentação de abertura, MacDemont disse que o momento da consolidação terminou e que agora é o momento da inovação, onde a SAP pretende oferecer soluções end-to-end para seus clientes. "É o momento da verdade, existe uma total expansão do mercado consumidor, é preciso preservar o valor de sua proposta de negócio, pois os clientes mudam rapidamente e é preciso conseguir fidelidade do consumidor", enfatizou.
Para isso, a SAP acredita na mobilidade para estar perto do consumidor e na digitalização da cadeia de distribuição (supply chain), onde a tecnologia Hana – in Memory alia o processamento massivo de dados 20 vezes mais rápido numa plataforma Intel de baixo custo, suportado pelo software de business analytics da Business Objects, empresa comprada pela SAP em outubro de 2007. "É preciso tomar decisões real time, em segundos, não em um dia ou semanas", disse MacDemont.
Para exemplificar uma proposta inovadora, o executivo apresentou o caso da Avon, que adotou a plataforma e distribuiu tablets para sua suas vendedoras, que dessa forma obtiveram maior produtividade, pois pode mostrar para as consumidoras as opções de escolha de um produto (como as cores de um baton, exemplo citado por McDermont), saber a situação do estoque, das entregas, dos pedidos, tudo no mesmo dispositivo.
*O jornalista viajou a convite da SAP Brasil.
- Projeção