Empresa aciona Dell e HP por uso de software de filtragem de conteúdo

0

A Solid Oak, desenvolvedora americana de software, entrou com uma ação na Justiça para que a HP e a Dell interrompam a venda PCs equipados com um software de filtragem de conteúdo na China. Segundo o Financial Times, a empresa alega que o programa contém códigos furtados de seus produtos.
Brian Milburn, CEO da Solid Oak, declarou que a empresa enviou cartas solicitando que as fabricantes de computadores parassem com as vendas. Ele ressaltou que ainda espera resposta por parte das empresas.
De acordo com o jornal britânico, a desenvolvedora de software criou um grande problema para as duas maiores fabricantes de PC do mundo, já que na China todos os computadores vendidos têm de ter esse software pré-instalado.
O governo chinês concedeu, em maio do ano passado, às empresas locais Jinhui Computer System Engineering e Dazheng Language Technology um contrato de US$ 6 milhões para que desenvolvessem um programa de controle de acesso a conteúdo considerado perigoso e pornográfico. No mês passado, o governo exigiu que todos os novos computadores vendidos no país viessem com esse software pré-instalado.
Análises feitas por engenheiros chineses e pesquisadores da "Iniciativa para a Internet Aberta", da Universidade de Michigan, concluíram que algumas partes do código do software vendido na China eram copiadas do Cybersitter, programa de controle de acesso à conteúdo desenvolvido pela Open Oak. Uma atualização lançada na última sexta-feira, 12, essas partes já não existiam mais.
Milburn acha que, de fato, essas partes foram apagadas do código chinês, mas acredita que ainda há violação dos códigos da Solid Oak que não foram publicados. Ele contou que recebeu declarações de outros grupos da China mostrando apoio à sua causa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.