A Beneficência Portuguesa de São Paulo, entidade com 150 anos de atuação na área de saúde, começou 2010 com a conclusão da primeira fase de implantação do sistema de prontuário eletrônico. Focado inicialmente no prontoatendimento adulto e infantil, a instalação do novo sistema faz parte dos investimentos em tecnologia da informação planejados pelo complexo hospitalar. Uma iniciativa que, só em 2009, recebeu investimentos de R$ 15 milhões.
O projeto foi iniciado em dezembro. O grande atrativo para a escolha do sistema Alert Edis, da Alert, foi a simplicidade de uso. O paciente chega ao Prontoatendimento e recebe uma classificação por urgência identificada por cores, informação que é registrada no sistema para priorização do atendimento. Posteriormente, os dados são encaminhados para a parte interna do Prontoatendimento, também informatizada, e servem de base para novos registros, feitos pelos médicos, sobre os procedimentos aplicados.
O sistema de gestão hospitalar possui um fluxo de trabalho preestabelecido de acordo com o papel de cada colaborador participante do atendimento, como se fosse uma cadeia automática adaptada às competências de cada nível de profissional envolvido. Todos os processos são informatizados, exceto a fase final, que compreende o resumo do atendimento gerado em papel, atendendo assim a legislação de guarda e arquivamento do prontuário.
Wladinei Avanzi, gerente de TI da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o Prontuário Eletrônico de Emergência "aumenta a agilidade no atendimento e no acesso às informações dos pacientes pelos médicos do Hospital, porque processos e dados estão integrados". O desempenho ainda não foi medido.
Os últimos dados consolidados sobre o desempenho do prontoatendimento do Beneficiência Portuguesa registrava quase 135 mil atendimentos em 2008. O complexo hospitalar reúne 5.750 colaboradores; um corpo clínico composto por 1.656 profissionais; 1920 leitos e 64 salas cirúrgicas.
Além dos diversos benefícios que incluem a rastreabilidade dos pacientes, segurança e geração de relatórios emergenciais, o Alert Edis contribui com o compromisso da Beneficência Portuguesa de São Paulo com o meio ambiente. "Com a informatização de todos os procedimentos e arquivamento eletrônico, reduziremos quase que completamente o consumo de papel", diz Avanzi.
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