O ex-presidente e CEO da Nokia, Stephen Elop, que assumiu a vice-presidência executiva do grupo de dispositivos da Microsoft em abril do ano passado, com a conclusão da aquisição do negócio de telefonia móvel da fabricante finlandesa, está deixando a empresa. Responsável por supervisionar e expandir os negócios de dispositivos que incluem smartphones e tablets Lumia, o console Xbox, o tablet Surface, entre outros produtos e acessórios, Elop foi demitido nesta quarta-feira, 17.
"Estamos alinhando nossos esforços de engenharia e capacidades para entregar nossa estratégia e, em especial, nossas três principais ambições [reinventar processos de produtividade e negócios, construir uma plataforma de nuvem inteligente e uma computação mais pessoal]. Essa mudança nos permitirá entregar melhores produtos e serviços que nossos clientes amam a um ritmo mais rápido", afirmou o CEO da empresa, Satya Nadella, em um e-mail enviado aos funcionários.
Também deixam a companhia Mark Penn, atual vice-presidente executivo e diretor estratégico da Microsoft, que irá abrir seu próprio fundo de investimentos; Kirill Tatarinov, diretor das soluções da Microsoft para o mercado corporativo, e Eric Rudder, também do setor de estratégias avançadas.