Como cloud e outras tecnologias impulsionaram a colaboração e criatividade na pandemia

0

Com as constantes transformações digitais, as relações humanas estão sendo impactadas na esfera organizacional, principalmente na produtividade e engajamento dos colaboradores. Um nítido reflexo na maneira pela qual estabelecemos diálogos é a comunicação, que influencia diretamente nas tomadas de decisões. Por isso, as empresas dedicam cada vez mais esforços e investimentos tecnológicos para que os ambientes internos garantam uma comunicação de excelência e trabalhos em equipe mais colaborativos e inclusivos. A BRF, em franca expansão digital, intensificou os seus investimentos na digitalização de processos internos, se conectando ainda mais com seus colaboradores, parceiros integrados, clientes e consumidores.

A nuvem, que há alguns anos parecia tão distante de empresas que não fossem do setor da tecnologia, passou a ser amplamente utilizada por diversos segmentos. Na BRF, o ambiente em nuvem é híbrido, com uma gestão end-to-end totalmente centralizada, que oferece mais eficiência e segurança. Atualmente, cerca de 80% dos serviços estão em Cloud Computing e, assim, passou a ser um facilitador do trabalho colaborativo entre equipes, que além de melhorar a produtividade, reduz os custos operacionais.

O uso de novas tecnologias, sistemas e a mobilidade exigem uma segurança mais robusta e avançada para prevenir ciberataques, garantindo confiabilidade, autenticidade e disponibilidade de informações. Todos os nossos ambientes são protegidos por modernos sistemas de segurança de dados, gerenciados por uma central de monitoramento que consolida em tempo real ações para garantir a integridade deste e de outros recursos usados pela Companhia. Também usamos inteligência artificial para analisar padrões de segurança que geram alertas proativamente e medidas para potenciais incidentes de segurança.

Com toda estrutura de cloud e segurança necessária, aliada às ferramentas para comunicação, foi possível garantir a interlocução e integração entre os mais de 10 mil colaboradores, que devido ao momento de pandemia e necessidade de isolamento social, aderiram ao home office. E, no contexto de transformação digital, a área de Tecnologia colabora com o seu know-how e atuação voltada para fornecer soluções tecnológicas que viabilizaram a continuidade de projetos e atividades sem impacto em performance, promovendo o engajamento das equipes com propósito de reforçar uma cultura organizacional transparente e eficiente.

Renovamos 44% dos computadores, aumentando a mobilidade, facilitando o trabalho remoto, aliado às informações em rede seguras, sem impacto nas operações. Ao impulsionar a utilização de plataformas digitais de colaboração, foram realizados mais de 40 webinars, contabilizando 6.500 reuniões de trabalho, 7.000 chamadas e 350.000 conversas no ano de 2020.

A tecnologia permite o atendimento das demandas internas e externas com maior eficiência e diminui os gargalos operacionais e retrabalho, elevando também o nível de engajamento de equipes, proporcionando comunicação com menos ruídos e melhorias no turn over nas empresas ao organizar seus processos com foco no seu colaborador e clientes para agregar valor e gerar bons resultados.

Buscamos ainda integrar soluções e plataformas para facilitar a adesão de novas tecnologias com recursos plug e play, garantindo a eficiência no processo operacional no home office, com alta escalabilidade e integração que colaboram diretamente para a transformação digital da BRF e entregam mais sinergia e interdependência entre as áreas internas e crescimento dos negócios nos quais a empresa está inserida.

Antonio Cesco, diretor global de TI na BRF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.