Prodest inicia licitação para implantar rede ES Digital

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) começou licitação para implantar a rede ES Digital, que deverá inicialmente atender a 30 municípios capixabas. A estimativa é que sejam implantados 462 pontos, que vão conectar órgãos estaduais em várias regiões do Estado. As repartições públicas atendidas terão uma conexão mais ágil com o Data Center do Poder Executivo Estadual, localizado na sede do Prodest, em Vitória.

Outra vantagem é contar com um acesso mais rápido a sistemas importantes como o Saúde Digital, o Detrannet e o e-Docs, responsável pela tramitação eletrônica de documentos e processos. A ES Digital ainda vai permitir um gerenciamento mais eficiente dos colégios e hospitais da Rede Estadual.

Com a rede implantada, será possível fazer videoconferências de alta qualidade, o que é fundamental para evitar despesas com combustível e diárias. A nova estrutura também permitirá a realização de teleconsultas, o que torna o atendimento dos profissionais da Saúde à população mais dinâmico.

A ES Digital vai contribuir para melhorar a gestão do patrimônio e da frota estadual de veículos e placas. Além disso, vai ajudar na performance de sistemas vitais para o Poder Executivo, como o Siarhes, responsável pela folha de pagamento.

Outro ponto positivo é tornar mais eficientes os serviços de correio eletrônico e de telefonia corporativa, viabilizando a redução de custos. Ter mais condições de aperfeiçoar a arrecadação fiscal e o acompanhamento dos processos administrativos e judiciais é um dos benefícios da rede ES Digital, que terá velocidades de 1 a 10 gigabits por segundo.

Processo Licitatório

A licitação será feita por meio de um pregão eletrônico, com o objetivo de formar uma ata de registros de preços para a contratação da empresa que fará a implantação da rede de alta velocidade.

Somente podem disputar o certame as corporações cadastradas no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), que pode ser acessado pelo site www.compras.es.gov.br. As propostas podem ser enviadas até o dia 08 de julho.

A sessão pública para apresentação das propostas será feita no Siga, com início às 10h15, do próximo dia 08. A ata de registro de preços terá validade de um ano, a partir do dia posterior à publicação deste documento no Diário Oficial do Estado.

"Sem dúvida, é um processo licitatório muito importante, porque expandir as redes de fibra óptica do Poder Executivo é uma iniciativa estratégica para o Governo do Estado estar mais inserido na transformação digital e oferecer aos capixabas um atendimento de alto nível", enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.