A Telemar escolherá seu fornecedor de plataforma para IPTV até o fim de agosto, informou Alberto Blanco, diretor da área de conteúdo da operadora.
O shortlist é composto por três fabricantes, cujos nomes a tele prefere não divulgar por enquanto. No mercado, são citados cinco fornecedores que teriam se saído bem no processo de pré-seleção da Telemar: Alcatel/Microsoft; Huawei; Siemens; UTStarcom; e ZTE.
Dentre estes, a dupla Alcatel/Microsoft é apontada por fontes bem situadas como a favorita para ganhar o contrato. A Alcatel não comenta o assunto.
Testes
A Telemar pretende testar o serviço de IPTV com até 1 mil clientes ainda este ano. A previsão é de que o lançamento comercial aconteça no primeiro semestre de 2007, informou Blanco. O formato do serviço, contudo, ainda não está definido, pois depende da solução de algumas questões regulatórias.
Enquanto isso, as negociações em busca de conteúdo já começaram. Embora a Telemar não informe os nomes dos canais com os quais está conversando, é sabido que o conteúdo oferecido inicialmente não será muito diferente daquele provido hoje por outros serviços de TV por assinatura.
Na opinião de Blanco, o grande diferencial da IPTV serão os serviços de valor agregado envolvendo a interatividade permitida pela tecnologia. ?Na IPTV você tem todos os comandos de um DVD. Você pode, por exemplo, 'pausar' ou 'voltar' um programa?, cita o diretor da Telemar. Já é uma dica de como será o formato comercial.
Alberto Blanco participa de debate durante o Congresso ABTA 2006, que acontece entre 1 e 3 de agosto, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3120-2351 ou pelo site www.abta2006.com.br