Você sabe o que é Strategic Sourcing e quais as suas vantagens e desafios?

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Tem se observado no mundo corporativo uma tendência à utilização da metodologia de Strategic Sourcing nas áreas de compras, seja utilizando consultorias especializadas ou profissionalizando seus compradores. Mesmo assim, segundo pesquisa realizada pelo Instituto ILOS (Panorama Estratégia de Compras e Suprimentos – Implementação nas empresas brasileiras e uso de Strategic Sourcing – 2010), esta tendência ainda é tímida se comparada às empresas no exterior. Segundo este estudo, metade das organizações brasileiras pesquisadas ainda não utiliza a metodologia, contra 72% das empresas do bloco europeu (maioria na pesquisa) que já a aplicam e 8% que estão em fase inicial de utilização.

Outra forte tendência de mercado é a utilização da tecnologia na estruturação dos processos de Sourcing, o eSourcing. Esta ferramenta é utilizada para aperfeiçoar o processo apoiando nas negociações, RFX´s e leilão reverso, trazendo transparência, melhorando a eficiência e possibilitando a transferência de conhecimento com uma ferramenta que poderá ser, por exemplo, utilizada continuamente pelos clientes após a entrega dos projetos pelas consultorias. Empresas que não utilizam ferramentas tecnológicas necessitam urgentemente rever seus processos para considerá-la em sua estratégia de negociação.

De fato, a competição em nossa economia tem comprovado que a utilização do Strategic Sourcing traz enormes benefícios nos processos e transparência à área de compras no que tange a negociação. No panorama econômico atual onde as empresas devem fazer mais por menos, esta metodologia, que proporciona corte direto nos gastos com compras, pode recompensá-las com redução de custos imediata. A pesquisa da 1ILOS comparava tal situação onde 74% das empresas pesquisadas informaram que a principal razão para sua utilização é a pressão para redução de custos, seguida da necessidade de desenvolver estratégia de gestão por categoria com 62%.

O Strategic Sourcing, utilizado pelas grandes empresas visando à melhoria contínua dos processos com redução de custos e aumento do desempenho da área de compras, se caracteriza pela estruturação em etapas e aplicação do conhecimento em gestão de projetos. A estrutura em etapas permite conduzir um processo que, além de identificar o fluxo detalhado da aquisição do produto ou serviço, também estuda o mercado fornecedor, suas forças e tendências, levanta o custo total, pesquisa modelos de fornecimentos, ajuda as organizações a aperfeiçoar sua base de fornecimento, realiza cotações, negocia e finalmente implementa os processos e contratos, assegurando o monitoramento e gerenciamento do seu desempenho.

As vantagens para as empresas que utilizarão desse modelo são várias sendo umas delas o tempo ganho com a utilização de contratos em longo prazo, pois assim, os compradores podem dedicar mais tempo à estratégia e menos em atividades operacionais rotineiras. A padronização dos processos e a visualização dos gastos das categorias ajudam as empresas a enxergar seus gastos e a priorizar as categorias que serão trabalhadas no Sourcing.

No entanto, para que a experiência seja bem sucedida, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. É necessário que a diretoria esteja envolvida e que as diretrizes sejam alinhadas e bem claras, para que com isso todas as áreas da empresa estejam totalmente envolvidas e comprometidas e assim o melhor resultado possa ser alcançado.

Uma vez que o projeto seja planejado e cuidadosamente implementado, os resultados são bastante promissores resultando em soluções inovadoras de compra que irão gerar eficiência nos processos e resultados mensuráveis.

Marcia Oribe é analista Senior de Sourcing do Mercado Eletrônico

10 COMENTÁRIOS

  1. Strategic Sourcing. Parece nome de jogo de video game. Tupiniquins adoram esses termos e historicamente gastam milhares de dólares só para dizer que sua empresa tem strategic sourcing. Esses nomes mirabolantes não aparecem sozinhos. Trazem também a declaração de que tudo está errado e a proposta de fazer novo e melhor. Agitam o ambiente, sucateiam mão-de-obra e o que acaba dando resultado não é o strategic sourcing e sim o movimento das mudanças que foram feitas. A compra que se desloca no tempo, considerando o passado, o presente e o futuro exige gestão diferenciada e um conjunto de procedimentos atrelados a uma estrutura vibrante, isso desencadeia compras inteligentes e estratégicas. O Brasil com suas arapucas fiscais, um sem número de impostos, onde cada estado com seus feudos definem suas alíquotas e com um governo venal que arrebenta a indústria nacional em detrimento dos interesses internacionais, deveria ter pensadores e não apenas compradores. Pensadores planejam compras e as fazem de forma estratégica. Compradores são meros leitores de manuais de procedimentos e cultuam rituais normalmente escritos por representantes dos interesses estrangeiros e pais do strategic sourcing.

  2. Fiz carreira na área de suprimentos, tornando-me responsável por um time que comprava mais de meio bilhão de reais por ano e também sou professor na área de Suprimentos e Negociação. Achei a matéria interessante e necessária. Conheço a realidade da área de compras de dezenas de empresas, o que me permite sugerir que falta estratégia e ferramentas tecnológicas adequadas, para suportarem estes processos, tornando-os parte da estratégia da empresa e contribuindo efetivamente para o resultado. A aplicação de uma ferramenta de diagnóstico deixa isto em evidência.

  3. Amigo, gostaria de entrar em contato pois estou levantando um estudo a respeito de área estratégica de compras e gostaria de trocar algumas informações a respeito, se for do seu interesse é claro. Meu contato whatsapp 628215-7790 email: Mundialcar@gmail.com
    Abraço

  4. Muito interessante essa matéria, bem esclarecedora.
    Gostaria de me especializar nesse tema.
    Existe alguma Instituição que oferece algum curso, especialização, abordando esse tema?

  5. Estou planejando abrir uma empresa nesse ramo, durante um ano só tenho buscado matérias na internet sobre esse assunto já estive lendo muito sobre isso e gostaria de tirar algumas duvidas pois quando pensamos em abrir um negocio ficamos com muitas duvidas para não errar.

  6. Concordo que o COMPRAS, tem que ser estratégico e não operacional, no entanto o gestor brasileiro, a empresa brasileira ainda pensa que o COMPRAS é custo e não receita. A resposta esta na matéria, de que poucas empresas brasileiras utilizam essa ferramenta.

  7. Muito interessante a matéria e mais interessante ainda as respostas. "Tornei-me" compradora e estou buscando na internet artigos, textos, informações e dicas para verificar se é uma área que vale a pena investir com cursos e pós graduação. Obrigada por me ajudar a pensar!

  8. Trabalho com essa ferramenta, e a visibilidade que traz nos processo é enorme.
    A redução de custo e otimização dos processos é factível, mas nem todos os projetos se adequam à metodologia, pois como mencionado no artigo, o alinhamento com as diretorias e clientes internos devem contribuir para que a utilização da ferramenta seja factível, e é obvio que nem todas as empresas possuem cultura e estão preparadas para trabalhar com este modelo de estrutura em compras, justamente porque precisam treinar seus compradores ou analisas, que geralmente estão "viciados" nos processos atuais da empresa ou não tem "braço" para aplicar a metodologia, uma vez que a mesma exige tempo para reunir as informações juntos as áreas envolvidas, planejamento estratégico e know-how para ser utilizada.

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