Vendas de monitor LCD aumentam mais de 200% no semestre

0

Um crescimento acima de 200% foi o balanço das vendas de monitores LCD no mercado brasileiro nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o estudo Brazil Quarterly LCD and Plasma Monitors Tracker Q2 2007, realizado pela IDC Brasil, de janeiro a julho foram contabilizadas vendas de aproximadamente 4 milhões de monitores no país, somados os modelos de tela de cristal líquido (LCD) e os de tubo catódico (CRT).

De acordo com o analista sênior da consultoria, Reinaldo Sakis, além do crescimento excepcional dos modelos LCD, foi verificado que o consumidor está descobrindo novas marcas. ?As gigantes coreanas estão perdendo terreno de forma consecutiva nesses dois primeiros trimestres para empresas menores, como a AOC, Proview e Waytec.?

Mais um reflexo da explosão das vendas de computadores observada desde o ano passado, a substituição dos monitores foi prevalecida por modelos LCD em detrimento aos CRT, ultrapassando-os em volume as vendas no semestre. ?Desde então, essa diferença só vem aumentando?, comenta Sakis.

Com mais marcas de monitores LCD a escolher, o consumidor está se valendo dos preços em queda, da ergonomia e da praticidade oferecida por esses modelos, que ocupam bem menos espaço nas mesas de trabalho. Já os modelos com tela widescreen, cuja tela tem mesmo formato do cinema e oferecem uma proporção de imagem mais larga e já têm seu uso padronizado mundialmente, ainda estão com custos muitos altos para o bolso do consumidor brasileiro, à espera de melhores preços.

Um fator a ser explorado pelos fabricantes, ressalta Sakis, diz respeito ao uso de monitores de 17 polegadas ou 19 polegadas em notebooks, tanto nos modelos "quadrados" quanto nos widescreen. ?Os notebooks já têm uma grande participação no mercado brasileiro, com um futuro ainda mais promissor. Trabalhar de oito a dez horas por dia sobre um teclado de notebook, visualizando tudo através de uma tela de 13 polegadas ou menor, não é tarefa fácil, daí a premência de parcerias entre fabricantes de notebooks e de monitores?, enfatiza Sakis.

A expectativa da IDC Brasil é que o mercado nacional movimente cerca de 9 milhões de monitores até o fim deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.