Em menos de uma semana, o Pinterest anunciou duas decisões que prometem impulsionar ainda mais o crescimento desse site social que já se consolida como concorrente de peso do Facebook e do Twitter, em especial na geração de tráfego de referência para sites varejistas.
Primeiro, a plataforma abriu suas portas para qualquer pessoa interessada em ter uma conta, eliminando a necessidade de convite que vigorou até pouco tempo. Agora, a empresa comunicou em seu blog oficial que lançou finalmente os seus aplicativos para Android, iPhone e iPad.
Como reflexo desses movimentos, analistas prevêem crescimento expressivo no número de usuários e nos níveis de vendas e de engajamento das marcas.
O Pinterest funciona como um quadro de avisos em que usuários divulgam imagens ou vídeos que consideram interessantes ou inspiradores, e que podem ser compartilhados com seus seguidores.
Lançada em março de 2010, a plataforma tem se posicionado como um dos sites de relacionamento que mais crescem na Internet. É também um dos que mais geram tráfego de referência para sites varejistas e influenciam a decisão de compra do consumidor, segundo empresas que monitoram o mundo virtual.
A comScore, por exemplo, informa que no primeiro trimestre do ano a plataforma já respondia por 30% de todo o tráfego de referência de mídias sociais para lojas virtuais de vestuário nos Estados Unidos, contra 54% do Facebook.
Dados da Experian Hitwise apontam que, em julho último, o Pinterest recebeu 119 milhões de visitas. No período, o Facebook, primeiro da lista, recebeu 7,5 bilhões de visitas, e o segundo, o Twitter, 250 milhões.