A Light deu início neste mês ao projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) "Atendente Virtual" com o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). Nos próximos 18 meses, por meio do Laboratório de Inteligência e Robótica Aplicadas (LIRA), o DEE vai contribuir com sua experiência de 24 anos na área de Inteligência Artificial para dar origem ao Atendente Virtual da empresa de energia elétrica.
A partir das solicitações feitas pelos clientes no ambiente de chatbot (canal de conversação no site da Light), o Atendente Virtual irá realizar uma pesquisa de busca inteligente de acordo com o que for pedido, permitindo uma resposta mais rápida, eficiente e com a sensação de se estar falando com uma pessoa "de verdade" do outro lado.
Capitaneada pela Gerência de Centrais de Relacionamento e Suporte da Light, a novidade vai automatizar o atendimento a partir de 2020, permitindo também criar um histórico que será utilizado em futuras solicitações de cada cliente.