A TÜV Rheinland Brasil investiu R$ 3 milhões em um novo laboratório de testes em compatibilidade eletromagnética, wireless e dispositivos IoT . O investimento no Brasil se justifica pela crescente presença dos produtos voltados à internet das coisas no cotidiano das pessoas.
Até 2020, espera-se que 50 bilhões de dispositivos sem fio estejam conectados em todo o mundo. Fabricantes destes produtos precisam atender regulamentações e padronizações. Desta maneira, os testes e a certificação são primordiais e garantem a conformidade com os regulamentos, a interoperabilidade, a segurança, a proteção de dados e o desempenho destes equipamentos.
Atualmente, o market share da TÜV Rheinland Brasil na certificação IoT é de 5% e, com este investimento de R$ 3 milhões, a expectativa é que a participação de mercado alcance 20% nos próximos três anos. Vale ressaltar que o grupo TÜV Rheinland possui estrutura para atendimento das demandas de Wireless/IoT global, em que os investimentos chegam aos 50 milhões de euros. Além do laboratório que está sendo inaugurado, em São Paulo, a TÜV Rheinland possui labs dedicados a estas tecnologias em vários países como Estados Unidos, Suécia, Japão, China e Índia, todos com equipamentos de última geração.