AWS viabiliza mais de 50 mil vagas em cursos gratuitos de computação em nuvem

0

Esta semana foi marcada por dois grandes anúncios da Amazon Web Service (AWS) para a formação de mão de obra em computação em nuvem no Brasil. Em dois acordos, a empresa divulgou a disponibilidade de mais de 50 mil vagas (51 mil) em cursos gratuitos, viabilizados a partir de parcerias com o governo do Estado de São Paulo e com a Localiza.

Assinado nesta quinta-feira, 17, o acordo com o governo de São Paulo disponibiliza 31 mil vagas gratuitas em curso de cloud. O acordo foi assinado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e pelo diretor da AWS para o Setor Público no Brasil, Paulo Cunha.

Já com a Localiza&Co capacitará, serão disponibilizadas 20 mil vagas, com a conclusão do curso prevista para 2024. A iniciativa faz parte do Programa #MeuFuturoÉTech, da Localiza&Co, e consiste em cursos virtuais e gratuitos ministrados pela DIO e Proz Educação, empresas especializadas em capacitação tecnológica.

Serão oferecidas duas trilhas de aprendizagem: o Descubra a Nuvem AWS – fase de introdução à tecnologia –, e o Talento Cloud Pro – curso que avança em outras frentes, como programação e habilidades socioemocionais. As inscrições para os dois cursos podem ser feitas neste link.

Com início a partir de hoje, 17 de agosto, o Descubra a Nuvem AWS é uma formação de cinco horas de duração que apresenta os conceitos básicos da computação em nuvem, benefícios, modelos e conceitos de segurança de forma simples e rápida.

Este é o primeiro passo para quem deseja iniciar uma carreira no setor ou utilizar ferramentas em nuvem em sua área de atuação, uma vez que essa tecnologia está presente em todos os setores da economia e é uma das competências digitais de maior demanda no mercado de trabalho. Como é um curso online, o aluno pode conclui-lo em seu próprio ritmo.

Aqueles que finalizarem o módulo Descubra a Nuvem AWS terão a oportunidade de participar da seleção para o curso profissional Talento Cloud Pro. Oferecido pela AWS e Localiza&Co, contemplará mil pessoas para uma nova formação, mais extensa e aprofundada, composta pelos módulos de fundamentos de TI, introdução à programação em Javascript, AWS Cloud Practitioner e Amazon CodeWhisperer, que capacita o aluno para o uso da ferramenta de programação baseadas em inteligência artificial generativa para ajudar a melhorar a produtividade dos desenvolvedores. O curso inclui ainda habilidades socioemocionais.

Com 300 horas de carga horária distribuídas em quatro meses, a capacitação terá início em 4 de setembro e será conduzida pela Proz Educação. Após formados, os estudantes receberão vouchers gratuitos para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS.

Para participar da seleção para o Talento Cloud Pro, os estudantes devem ter concluído ou estarem cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, fazer uma prova de lógica e enviar um vídeo de até cinco minutos apresentando-se e compartilhando suas motivações para fazer o curso. Terão prioridade na seleção candidatas mulheres e pessoas das comunidades negra e LGBTQIA+. Após a conclusão do curso profissional, os formandos serão conectados a empresas do ecossistema da Localiza&CO e da AWS que tenham vagas abertas com esse perfil.

Impacto positivo

De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com apenas 53 mil pessoas formadas em TI anualmente, o Brasil enfrentará um déficit potencial de 106 mil profissionais a cada ano até 2025. Devido a este contexto, a AWS investe em treinamento gratuito com a meta de qualificar 29 milhões de pessoas até 2025 em todo o mundo. Até o momento, já foram treinadas mais de 13 milhões de pessoas.

"Acreditamos que a educação é o caminho para construir um ambiente mais diverso no setor de tecnologia. Iniciativas como essa nos ajudam a ampliar o alcance desses treinamentos", diz Andréa Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina. "Os estudantes vão aprender, não apenas o conteúdo necessário para ingressar na área, mas também a usar ferramentas de inteligência artificial generativa na prática, ganhando uma forte vantagem competitiva."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.