A fabricante de cosméticos Granado, fundada em 1870, está apostando na indústria 4.0. Recentemente, a empresa investiu na contratação de um software de gerenciamento de operações com foco em ganho de produtividade fabril, fornecido pela Cogtive, plataforma brasileira de tecnologias para a gestão industrial, com ênfase no setor de manufatura.
A automação da gestão de sua unidade fabril, situada em Japeri, na Baixada Fluminense (RJ), é uma das estratégias para a Granado dobrar sua produção até 2030. A Granado encerrou 2022 com faturamento em torno de R$ 1 bilhão. O processo de implementação da solução tecnológica é liderado pelo diretor industrial Rodrigo Monteiro.
"Desde sua inauguração, em 2014, a fábrica tem apresentado um crescimento impressionante, com um aumento de volume de mais de 10% ao ano e aproximadamente 1 mil funcionários trabalhando em quatro turnos no nosso parque fabril", ressalta o diretor. A automação da gestão fabril é apontada como imprescindível para impulsionar a expansão.
"A solução da Cogtive tem como foco a identificação de gargalos e a redução do tempo necessário para concluir a produção de um lote. Ao aplicar essa tecnologia, a Granado espera impulsionar sua produtividade e agilizar a tomada de decisões em todas as etapas do chão de fábrica, desde os gerentes de produção até a equipe de manutenção e setup", sublinha Monteiro.
Segundo o diretor industrial, a solução da Cogtive proporciona "indicadores precisos" sobre o desempenho dos equipamentos e oferece uma "visualização clara do fluxo de produção". "Isso facilita a comunicação e o entendimento de toda a equipe em relação à planta industrial, tornando o processo mais eficiente e produtivo", explica.
O software da Cogtive baseia-se em inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT). A solução proporciona, em tempo real, informações detalhadas sobre os equipamentos da planta fabril, bem como de processos e movimentação dos lotes na produção. Com isso, o gestor da linha de produção obtém uma visão mais ampla e detalhada do chão de fábrica, o que permite a identificação de oportunidades de ganho de produtividade que antes eram invisíveis.
É o que o CEO da Cogtive, Reginaldo Ribeiro, define como a "capacidade oculta". "Além disso", continua o executivo, "a Cogtive fornece indicadores exclusivos de desempenho, possibilitando que a equipe de planejamento da Granado se concentre na otimização da produtividade".
De fato, é o que a tradicional fabricante de cosméticos e outros artigos de beleza e higiene pessoal já vem obtendo, de acordo com as palavras do diretor industrial da Granado. Com 153 anos de história no mercado, a empresa "evidencia seu compromisso em adotar tecnologias inovadoras e investir no aprimoramento contínuo de seus processos de fabricação", conforme pontua ele.
A marca vem expandindo sua presença no mercado por meio da abertura de lojas próprias, o que representa uma atuação no varejo. Mas sem deixar de se posicionar "como uma referência na indústria, liderando o caminho em direção a um futuro cada vez mais automatizado e tecnológico, impulsionada pela parceria com a Cogtive", acrescenta o diretor industrial da Granado.
Especialista em indústria 4.0 para o setor de manufatura, o CEO da Cogtive considera que o investimento da Granado representa uma ação concreta rumo à indústria 4.0 propriamente dita. "É uma estratégia extremamente relevante, uma vez que o segmento de cosméticos apresenta um ambiente de manufatura dinâmico e desafiador, com constantes lançamentos de novos produtos e embalagens complexas", avalia Reginaldo.
O especialista aponta a expertise da Granado como um diferencial. "A equipe de excelência operacional da Granado tem bastante maturidade técnica, o que nos provê grandes feedbacks para que possamos aprimorar ainda mais nosso roadmap de produtos", afirma o gestor da Cogtive.
Reginaldo acrescenta o efeito irradiador da decisão da Granado: "Ao abraçar a transformação digital e se posicionar como uma marca verdadeiramente 4.0, a Granado demonstra o compromisso da empresa em se destacar e liderar a indústria, reduzir custos e o impacto ambiental, gerando menos resíduos e diminuindo o gasto energético. Essa abordagem inovadora e pioneira trará um legado significativo para a indústria de cosméticos, inspirando outras empresas a seguirem o exemplo e adotarem tecnologias avançadas para aprimorar sua competitividade e alcançar novos patamares de excelência."