Com planos de dobrar a produção até 2030, Granado aposta em indústria 4.0

0

A fabricante de cosméticos Granado, fundada em 1870, está apostando na indústria 4.0. Recentemente, a empresa investiu na contratação de um software de gerenciamento de operações com foco em ganho de produtividade fabril, fornecido pela Cogtive, plataforma brasileira de tecnologias para a gestão industrial, com ênfase no setor de manufatura.

A automação da gestão de sua unidade fabril, situada em Japeri, na Baixada Fluminense (RJ), é uma das estratégias para a Granado dobrar sua produção até 2030. A Granado encerrou 2022 com faturamento em torno de R$ 1 bilhão. O processo de implementação da solução tecnológica é liderado pelo diretor industrial Rodrigo Monteiro.

"Desde sua inauguração, em 2014, a fábrica tem apresentado um crescimento impressionante, com um aumento de volume de mais de 10% ao ano e aproximadamente 1 mil funcionários trabalhando em quatro turnos no nosso parque fabril", ressalta o diretor. A automação da gestão fabril é apontada como imprescindível para impulsionar a expansão.

"A solução da Cogtive tem como foco a identificação de gargalos e a redução do tempo necessário para concluir a produção de um lote. Ao aplicar essa tecnologia, a Granado espera impulsionar sua produtividade e agilizar a tomada de decisões em todas as etapas do chão de fábrica, desde os gerentes de produção até a equipe de manutenção e setup", sublinha Monteiro.

Segundo o diretor industrial, a solução da Cogtive proporciona "indicadores precisos" sobre o desempenho dos equipamentos e oferece uma "visualização clara do fluxo de produção". "Isso facilita a comunicação e o entendimento de toda a equipe em relação à planta industrial, tornando o processo mais eficiente e produtivo", explica.

O software da Cogtive baseia-se em inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT). A solução proporciona, em tempo real, informações detalhadas sobre os equipamentos da planta fabril, bem como de processos e movimentação dos lotes na produção. Com isso, o gestor da linha de produção obtém uma visão mais ampla e detalhada do chão de fábrica, o que permite a identificação de oportunidades de ganho de produtividade que antes eram invisíveis.

É o que o CEO da Cogtive, Reginaldo Ribeiro, define como a "capacidade oculta". "Além disso", continua o executivo, "a Cogtive fornece indicadores exclusivos de desempenho, possibilitando que a equipe de planejamento da Granado se concentre na otimização da produtividade".

De fato, é o que a tradicional fabricante de cosméticos e outros artigos de beleza e higiene pessoal já vem obtendo, de acordo com as palavras do diretor industrial da Granado. Com 153 anos de história no mercado, a empresa "evidencia seu compromisso em adotar tecnologias inovadoras e investir no aprimoramento contínuo de seus processos de fabricação", conforme pontua ele.

A marca vem expandindo sua presença no mercado por meio da abertura de lojas próprias, o que representa uma atuação no varejo. Mas sem deixar de se posicionar "como uma referência na indústria, liderando o caminho em direção a um futuro cada vez mais automatizado e tecnológico, impulsionada pela parceria com a Cogtive", acrescenta o diretor industrial da Granado.

Especialista em indústria 4.0 para o setor de manufatura, o CEO da Cogtive considera que o investimento da Granado representa uma ação concreta rumo à indústria 4.0 propriamente dita. "É uma estratégia extremamente relevante, uma vez que o segmento de cosméticos apresenta um ambiente de manufatura dinâmico e desafiador, com constantes lançamentos de novos produtos e embalagens complexas", avalia Reginaldo.

O especialista aponta a expertise da Granado como um diferencial. "A equipe de excelência operacional da Granado tem bastante maturidade técnica, o que nos provê grandes feedbacks para que possamos aprimorar ainda mais nosso roadmap de produtos", afirma o gestor da Cogtive.

Reginaldo acrescenta o efeito irradiador da decisão da Granado: "Ao abraçar a transformação digital e se posicionar como uma marca verdadeiramente 4.0, a Granado demonstra o compromisso da empresa em se destacar e liderar a indústria, reduzir custos e o impacto ambiental, gerando menos resíduos e diminuindo o gasto energético. Essa abordagem inovadora e pioneira trará um legado significativo para a indústria de cosméticos, inspirando outras empresas a seguirem o exemplo e adotarem tecnologias avançadas para aprimorar sua competitividade e alcançar novos patamares de excelência."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.