A fabricante de smartphones Palm registrou prejuízo de US$ 161 milhões em seu primeiro trimestre do ano fiscal de 2010, encerrado em 31 de agosto. A cifra representa um aumento nas perdas de cerca de 38%, já que o prejuízo líquido em igual período do exercício fiscal de 2009 foi de US$ 42,1 milhões.
O primeiro trimestre fiscal também registrou queda de 82% na receita líquida da empresa, que atingiu US$ 68 milhões ante US$ 82,9 milhões registrados em igual período do ano fiscal anterior.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) foi US$ 149,2 milhões negativos. O Ebitda ajustado, que exclui o impacto com subscrição de contábil, remuneração de acionistas, encargos com reestruturação e a perda com derivativos série C, totalizou US$ 2 milhões negativos.
A estratégia de entrar no mercado de smartphones também não surtiu resultados positivos para a Palm. Embora o número de encomendas de aparelhos tenha sido 30% maior, atingindo 823 mil unidades, a venda de celulares inteligentes foi 21% menor na comparação com o mesmo trimestre do ano fiscal anterior.
Segundo informações do The Wall Street Journal, a empresa pretende vender 16 milhões de suas ações para levantar dinheiro e recuperar os resultados. O jornal americano calcula que a oferta deve injetar US$ 250 milhões no caixa da empresa.
- Estratégia frustrada