Mobilidade é importante para produtividade na opinião de 97% dos varejistas brasileiros

0

Pesquisa ecomendada à Business Marketing Solutions pela Motorola Solutions, divulgada nesta segunda-feira, 17, revela que 97% dos varejistas no Brasil consideram as tecnologias móveis de grande importância para produtividade das empresas. O levantamento mostra também que 95% dos varejistas acreditam que as soluções de mobilidade reduzem custos e 96% apontam que o uso dessas tecnologias ajuda a atender melhor os clientes.

Os resultados, apresentados no evento "O Futuro do Varejo", em São Paulo, fazem parte de um estudo realizado com 150 varejistas brasileiros entre julho e agosto deste ano sobre a utilização de soluções de automação e mobilidade no varejo brasileiro. Foram ouvidas empresas dos segmentos de drogarias, eletroeletrônicos, supermercados, materiais de construção, lojas de departamento e vestuário, todas com no mínimo seis lojas.

A pesquisa indica que a tecnolgia sem fio Wi-Fi é utilizada por 92% das empresas e os coletores de dados são adotados por 61% delas em inventário, outras 49% os empregam nos centros de distribuição, 36% dos varejistas utilizam coletores no depósito da loja e 26%, em outras aplicações. Outro dado é que 85% dos varejistas utilizam algum dispositivo móvel para comunicação entre a gerência e os funcionários, contra 15% que ainda precisam se locomover dentro da empresa para fazer essa comunicação.

O estudo constatou que 66% das empresas possuem um centro de distribuição automatizado e 93%, todo o processo de distribuição de mercadorias para lojas automatizado.

Apesar de as empresas reconhecerem a importância da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), apenas 3% utilizam essa tecnologia. De todo modo, 21% dos varejistas disseram que pretendem implantar soluções de RFID nos próximos 12 meses. A Motorola Solutions ressalta que os maiores entraves para a adoção dessa tecnologia são a falta de conhecimento do varejista e o custo. “Apesar disso, detectamos que parte dos varejistas conhece o RFID e existe um plano de adoção no Brasil, então estamos no caminho certo”, declarou a gerente de marketing da empresa, Renata Ronco.

Tendências

Durante o evento também foram apresentados estudo realizado em maio pela própria Motorola Solutions com 250 varejistas nos Estados Unidos, o qual revela que 74% acreditam que aprimorar a experiência do cliente na loja será fundamental para o negócio nos próximos cinco anos. Os varejistas também creem que nesse mesmo período, 56% de todas as operações serão completadas por meio de um ponto-de-venda móvel, de autosserviço em um terminal de pagamento ou por meio de um dispositivo móvel. Além disso, 42% das vendas serão feitas por meio do comércio online, móvel e social.

Os resultados mostraram que a mudança de comportamento dos consumidores influencia o processo de compra e dificulta a comunicação com os varejistas, já que 61% dos clientes acreditam ter mais acesso às informações do que o próprio vendedor e 73% prefeririam utilizar seus smartphones antes de falar com o vendedor. Com isso, a tendência é de que nos próximos cinco anos mais de 50% das lojas ofereçam acesso a uma rede sem fio com a opção de enviar mensagens ao cliente, mapas da loja, dados de produtos, ofertas etc. O estudo mostra que, neste ano, 36% das varejistas oferecem rede sem fio para clientes e aponta que, em 2017, o total será de 56%.

Forum Mobile+

Outros dados da pesquisa serão apresentados em palestra do gerente de canais da Motorola Solutions, Roberto Mielle, no painel "A mobilidade aplicada ao varejo", no dia 26 de setembro, entre 14h30 e 16h, durante o Forum Mobile+. No mesmo painel haverá um debate com a participação de Eric Sá, lider de TI do Grupo Pão de Açúcar; Marcos Schulz, sócio-diretor da GoPay; Felipe Fioravante, sócio-diretor da iFood; Nuno Gonçalves, diretor executivo da Scanbuy. Inscrições e mais informações no site www.convergeeventos.com.br ou pelo 0800 77 15 028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.