Gartner prevê que 75% dos CEOs serão pessoalmente responsabilizados por incidentes de cibersegurança

0

Devido à natureza dos sistemas ciberfísicos (CPSs), os incidentes podem levar rapidamente a danos físicos a pessoas, destruição de propriedade ou desastres ambientais. Os analistas do Gartner prevêem que os incidentes aumentarão rapidamente nos próximos anos devido à falta de foco na segurança e gastos atualmente alinhados a esses ativos.

O Gartner define CPSs como sistemas que são projetados para orquestrar sensoriamento, computação, controle, rede e análise para interagir com o mundo físico (incluindo humanos). Eles sustentam todos os esforços de TI conectada, tecnologia operacional (OT) e Internet das Coisas (IoT), onde as considerações de segurança abrangem os mundos cibernético e físico, como ativos intensivos, infraestrutura crítica e ambientes de saúde clínica.

"Reguladores e governos reagirão prontamente a um aumento de incidentes graves resultantes da falha em proteger os CPSs, aumentando drasticamente as regras e regulamentos que os regem", disse Katell Thielemann, vice-presidente de pesquisa do Gartner. "Nos EUA, o FBI, a NSA e a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA) já aumentaram a frequência e os detalhes fornecidos sobre ameaças a sistemas relacionados à infraestrutura crítica, a maioria dos quais de propriedade da indústria privada. Em breve, os CEOs não serão capazes de alegar ignorância ou recuar atrás de apólices de seguro. "

O Gartner prevê que o impacto financeiro dos ataques CPS, resultando em vítimas fatais, chegará a mais de US$ 50 bilhões até 2023. Mesmo sem levar o valor real de uma vida humana na equação, os custos para as organizações em termos de compensação, litígio, seguro, multas regulatórias e a perda de reputação será significativa.

"Os líderes de tecnologia precisam ajudar os CEOs a compreender os riscos que os CPSs representam e a necessidade de dedicar foco e orçamento para protegê-los", disse Thielemann. "Quanto mais CPSs conectados, maior a probabilidade de ocorrência de um incidente."

Com a evolução da OT, edifícios inteligentes, cidades inteligentes, carros conectados e veículos autônomos, os incidentes no mundo digital terão um efeito muito maior no mundo físico, pois agora existem riscos, ameaças e vulnerabilidades em um espectro ciberfísico bidirecional. No entanto, muitas empresas não estão cientes dos CPSs já implantados em suas organizações, seja por sistemas legados conectados a redes corporativas por equipes fora de TI ou por causa de novos esforços de automação e modernização voltados para negócios.

"Um foco em ORM – ou gerenciamento de resiliência operacional – além da segurança cibernética centrada em informações é extremamente necessário", disse Thielemann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.