De olho no crescimento do mercado corporativo de SSD- disposito de memória sólida, a Intel resolveu lançar a sua primeira solução para atender essa demanda. Voltado para servidores e storages, o SSD temcapacidade de 32 GB e foco no segmento empresarial.
"Esse é um mercado que vem apresentando um rápido crescimento e com um potencial muito grande, já que é uma área nova para se atuar", apontou Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel para América Latina.
A Intel está mirando as empresas que têm fortes demandas por capacidade de processamento e armazenamento. De acordo com a Intel, em um intervalo de 3 a 5 anos, grande parte das empresas que utilizam disco rígido vão migrar para discos de estado sólido.
"O disco rígido vai se tornar um mercado de nicho", analisou Tomé, ressaltando que o mercado que a Intel busca é o das empresas que têm servidores que demandam uma redução de espaço e gastos com energia.
Segundo pesquisa da ISuppli, a parte de SSD será o maior dentro do mercado mundial de memória NAN em 2010, que movimentou cerca de US$ 15,2 bilhões no ano passado.
Uma das empresas que já anunciou publicamente que utilizará a solução da Intel foi a Sun Microsystems, que recentemente afirmou que colocará memórias de flash drivers em quase todos os servidores de sua linha até o fim de 2008. As outras duas empresas que também apontaram que utilizarão o SSD da Intel foram a Verari Systems e Rackable Systems.
Por enquanto a Intel oferece apenas um SSD de 32 GB, que custa cerca de US$ 695 por unidade, para lotes com até 1000 unidades. Já a versão de 64GB deverá começar a ser testada no quarto trimestre, e sua produção se iniciará no primeiro trimestre de 2009.