A Software AG definiu como focos de sua estratégia mundial para expansão dos negócios as tecnologias de arquitetura orientada a serviços (SOA), gerenciamento de processos e big data. O plano da fabricante alemã de software para gestão de negócios foi detalhado durante o Process World Tour 2012, evento que ela realiza esta semana em Orlando, na Flórida.
A empresa ressalta, porém, que embora o plano para ampliar sua presença no mercado mundial esteja baseado nessas três áreas, o alvo principal é área de big data, cujas tecnologias permitem lidar com enormes volumes de informações que precisam ser tratadas, por envolverem dados não estruturados provenientes das mais diversas fontes. “Em convergência com outras tendências como mobilidade, computação em nuvem e mídias sociais, o big data deve nortear estratégias das companhias a fim de impulsionar os negócios”, ressaltou o CEO da Software AG, Karl Heinz Streibich.
As armas da Software AG para alcançar esse objetivo são as plataformas WebMethods e Aris, que têm como características principais unir o gerenciamento de grandes volumes de dados às estratégias de negócios das companhias. As duas plataformas, agora na nona versão, foram desenvolvidas pela Terracotta, empresa adquirida em maio pela fabricante alemã.
No Brasil, que hoje responde pela quarta maior receita mundial da companhia e a maior da América Latina, região onde é seguido pelo México, os maiores clientes são as empresas de serviços financeiros. Com as soluções de big data da Software AG, clientes como a administradora de cartões Visa e o PayPal, serviço de pagamentos controlado pelo site de leilões eBay, conseguiram reduzir os riscos no gerenciamento de grandes volumes de dados. E é justamente o mercado financeiro que será o foco principal dos investimentos da Terracotta no Brasil.
“Hoje, ao contrário dos mainframes, as soluções de big data ajudarão as instituições financeiras a reduzir custos com qualidade no gerenciamento de grandes volumes de informações em seus sistemas”, diz o CEO da Terracotta, Robin Gilthorpe. Segundo ele, o mercado brasileiro é muito atraente para a empresa, visto que a adoção de soluções de big data convergirão com a mobilidade, duas grandes tendências para impulsionar os negócios das corporações. Gilthorpe explica que para impulsionar a adoção das soluções da big data no país, a empresa vai investir na parceria com integradores de sistemas e nos fornecedores de soluções em regime de OEM.
A Software AG também divulgou os resultados financeiros preliminares do terceiro trimestre, que serão publicados por completo no próximo dia 30. O relatório revela que, no período, os produtos da Terracotta foram responsáveis por US$ 5 milhões das vendas da companhia alemã. “Estimamos dobrar este montante até o fim do ano e triplicar a receita total da empresa”, afirma Gilthorpe. Na projeção mundial da Software AG para os próximos anos, Karl Heinz foi mais além e revelou que a estratégia principal será investir fortemente em mercados-chaves como os Estados Unidos, que ele avalia que nos próximos 25 anos será o maior mercado da companhia. Hoje, o país representa a segunda maior receita da empresa, atrás apenas da Alemanha e à frente da Espanha.
* A jornalista viajou a Orlando a convite da empresa.