A necessidade de atender normas estabelecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) levou o Serpro a desenvolver um novo código para o serviço de certificação digital: o Sistema de Certificação Digital do Serpro (SCDS). Em produção desde o início de 2014, o SCDS, que já foi implementado na Autoridade Certificadora (AC) da Presidência da República, agora está migrando para a maior AC administrada pelo Serpro.
A parceria com Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi definitiva para a realização de testes da nova solução. O convênio com a instituição visou à troca de conhecimentos e tecnologias em certificação digital, permitindo ao Serpro empregar estas tecnologias no seu sistema e à Universidade ter contato com um ambiente real e de grande porte para emissão de certificados digitais. "Nas reuniões eram discutidos os pontos presentes no Plano de Trabalho do convênio, e em seguida iniciava-se as atividades planejadas, com o acompanhamento dos resultados alcançados", explica o analista do Serpro Pedro Moacir Rigo Motta.
O principais objetivos eram avaliar o sistema do ponto de vista das normas técnicas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão responsável pela ICP-Brasil, e também obter um sistema robusto, que pudesse atender à alta demanda por emissão de certificados digitais.
Evolução
Dentre os principais avanços realizadas no SCDS estão a facilidade na interação entre usuário e aplicação, a simplificação na emissão de certificados, as melhorias no processo de gerenciamento do ciclo de vida do certificado pelo solicitante e o funcionamento da aplicação em diversos navegadores.
O SCDS começou a ser implementado em produção no início deste ano nas Autoridades Certificadoras administradas pelo Serpro. A primeira foi da Presidência da República (ACPR), a segunda foi a Autoridade Certificadora do Serpro (ACSERPROACF). Neste momento está sendo realizada a migração da Autoridade Certificadora do SERPRORFB, que é a maior administrada pelo Serpro, com cerca de quatorze Autoridades de Registro e com mais de 300 agências credenciadas para emitir certificados.